Coordenadores do Pacto para o Fortalecimento do Ensino Médio participam de reunião em Brasília

Terça, 29 Abril 2014 16:32

O coordenador geral do Pacto para o Fortalecimento do Ensino Médio na UENP, professor-doutor Alfredo Moreira da Silva Júnior, esteve em reunião de trabalho no Ministério da Educação, em Brasília, nos dias 24 e 25 de abril. O encontro teve o intuito de apresentar aos coordenadores das Instituições de Ensino Superior (IES) as ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, que visam ao Fortalecimento do Ensino Médio em nível nacional.

Durante as reuniões, foram discutidos os rumos do programa com os coordenadores gerais do Pacto nas Universidades do Brasil. Os coordenadores das IES paranaenses, para buscar agilizar a implementação desse programa em todas as escolas do Paraná que aderirem a ele, reuniram-se com a diretora de Educação Básica do MEC, professora-doutora Yvelise Arco Verde, que informou que as atividades nas escolas deverão ser iniciadas no mês de maio.

A diretora destacou ainda a importância da parceria com as IES para a implementação do Pacto em todo o País de forma que haja uma interação entre a realidade das escolas públicas e as universidades. Os professores da rede que participarem do Pacto desenvolverão estudos presenciais e à distância e receberão certificação de extensão de 200 horas, além de bolsa mensal de R$ 200,00 pelo prazo de duração do curso.

O Pacto se trata de um programa integrado de formação de professores do ensino médio em torno de questões como fundamentos, currículo, gestão de sala e avaliação. O projeto foi regulamentado pela Portaria Ministerial Nº 1.140, de 22 de novembro de 2013. Através dele, o Ministério da Educação e as secretarias estaduais e distrital de educação assumem o compromisso pela valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atual no ensino médio público, nas áreas rurais e urbanas.

Última modificação: Terça, 29 Abril 2014 16:38