Escolas do Norte Pioneiro recebem balanças do “Paraná Saudável”

Sexta, 09 Mai 2014 12:35

A professora Berlis dos Santos Menossi, representando o reitor em exercício da UENP, Rinaldo Bernardelli Junior, participou, na quarta-feira (07), da entrega de balanças do Programa "Paraná Saudável: Prevenção e Controle da Obesidade Infanto-Juvenil", nas cidades de Cambará e Jacarezinho. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Esportes e Turismo do Paraná, em parceria com as prefeituras. Participaram dos eventos o secretário de Esportes do Paraná, Diego Gurgacz, secretários municipais de educação e esportes, diretores de estabelecimentos de ensino e os chefes regionais Aureliano Silva, de Cornélio Procópio e Rogério Melo, de Jacarezinho.

Para o evento realizado em Jacarezinho, a professora Berlis foi convidada para falar sobre o projeto "Saúde da Criança: Conscientização de Todos", do qual é coordenadora. Na oportunidade, o secretário de Esportes, Diego Gurgacz, ressaltou a importância do programa: "Esta parceria com os municípios deverá melhorar a qualidade de vida das nossas crianças". Também receberam equipamentos escolas de Siqueira Campos, Pinhalão, Sengés, Jaguariaíva, Ibaiti e Santo Antônio da Platina.

O programa Paraná Saudável: Prevenção e Controle da Obesidade Infanto-Juvenil reúne ações de prevenção à obesidade infanto-juvenil e ao controle de peso corporal em jovens escolares com sobrepeso e obesidade. O público alvo são alunos das escolas da rede de ensino pública municipal e estadual. Por extensão, envolverá as famílias dos jovens escolares.

O Governo Estadual está disponibilizando os materiais necessários para o projeto, incluindo balanças de aferição do IMC (Índice de Massa Corpórea), além da produção de material de divulgação sobre os riscos da obesidade e as formas de prevenção.

O programa já coletou dados e os formatou, a pesquisa levou um ano para ser concluída. O relatório foi realizado pela Secretaria de Estado do Esporte e Turismo do Paraná em parceria com as Secretarias de Estado da Saúde, da Educação, da Família e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com os Conselhos Regionais de Medicina, de Educação Física, de Nutrição e de Psicologia, envolvendo centenas de profissionais de diversas áreas da saúde, educação e esporte.

O estudo constatou que 22,8% dos estudantes paranaenses estão com excesso de peso e destes, 16% apresentaram índices de sobrepeso, 4,3% têm números que levam ao baixo peso e 6,8% foram apontados como obesos. 72,9% dos alunos paranaenses estão com o peso esperado, levando em conta os números aferidos pela pesquisa. O estudo também apontou a média de sobrepeso entre as capitais brasileiras, que é de 24,1%.

A região com maior prevalência de sobrepeso é a que engloba Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, com 28,1% de alunos acima do peso ideal. A região que tem os melhores índices é a Sudeste, com uma marca de 14,8% dos alunos com peso em excesso. O baixo peso, que representa a parcela da população escolar abaixo dos índices ideais de massa corporal para a idade, é prevalente nas regiões Oeste (6,4%) e Norte Central (6,3%). Em nível nacional, a região Sul possui 27,7% da população escolar com excesso de peso, enquanto que o Sudeste tem 22,9%. Os Estados da região Nordeste apresentaram 21,8%, do Centro- Oeste 17,9% e do Norte, 18,1% de alunos com taxas acima das consideradas ideais, de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC) dos indivíduos pesquisados.

Com informações da COM/SEES

Última modificação: Sexta, 09 Mai 2014 12:40