Universidade e Prefeitura de Jacarezinho buscam parceria com Fazenda Califórnia

Sexta, 09 Mai 2014 16:01
(Sentido horário) Sônia Regina Leite Merege, Flávia Garcia Jacob Saldanha Rodrigues, Marise Saldanha Kayano, e Suzana Bett Bagio durante reunião na Fazenda Califórnia; iniciativa busca realização de um projeto conjunto entre Universidade, Prefeitura e Fazenda (Sentido horário) Sônia Regina Leite Merege, Flávia Garcia Jacob Saldanha Rodrigues, Marise Saldanha Kayano, e Suzana Bett Bagio durante reunião na Fazenda Califórnia; iniciativa busca realização de um projeto conjunto entre Universidade, Prefeitura e Fazenda

Uma reunião realizada na quarta-feira, 7, discutiu, inicialmente, uma parceria entre a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Prefeitura de Jacarezinho, com a Fazenda Califórnia, situada no município. A iniciativa busca a realização de um projeto conjunto para viabilizar a organização de um museu na fazenda, além de uma rota turística, para visitação de grupos escolares e universitários.

A reunião, que aconteceu no escritório da Fazenda, teve a participação de Flávia Garcia Jacob Saldanha Rodrigues e Marise Saldanha Kayano (da diretoria da propriedade), e Sônia Regina Leite Merege e Suzana Bett Bagio (diretoras de Cultura da PROEC/UENP e da Prefeitura de Jacarezinho, respectivamente). Durante a reunião, Flávia e Marise falaram, brevemente, sobre os projetos desenvolvidos na Fazenda, assim como sobre a propriedade, que é referência na cafeicultura internacional.

Durante a visita, Sônia e Suzana puderam conhecer um pouco da fazenda que é a primeira propriedade cafeeira do Estado do Paraná a conquistar a UTZ Certified, programa mundial de certificação que estabelece o padrão para a produção e o fornecimento responsáveis de café, processo regido por um Código de Conduta para produção sustentável, respeitando quesitos sociais e ambientais que se baseia em convenções internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em todo o Brasil, apenas 100 propriedades detêm o selo.

O interesse por uma parceria para realização de um trabalho conjunto com a fazenda surgiu com professor do curso de História da UENP, Marcus José Takahashi Selonk. A motivação se deu, principalmente, pela riqueza de objetos e outros materiais preservados pela fazenda que tem uma história que se confunde com a história da cafeicultura paranaense.

Última modificação: Sexta, 09 Mai 2014 16:14