Definidos indicadores do ensino superior para compor a Rede Executiva do Governo do Estado

Quinta, 15 Mai 2014 15:34

Para a definição de indicadores da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e das sete universidades estaduais que vão integrar a Rede Executiva do Governo do Estado, o secretário João Carlos Gomes e o presidente da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, Jacson Carvalho Leite, estiveram reunidos com os representantes das instituições de ensino superior no Gabinete de Gestão de Informações (GGI), no Palácio Iguaçu. A reunião de terça-feira (13) foi a continuidade do trabalho iniciado no dia 24 de abril no Centro Integrado de Informações Estratégicas (CIIE) da Celepar.

O governador Beto Richa compareceu à reunião e destacou a importância desta parceira entre a secretaria, as universidades e a Celepar para a integração das informações numa base transparente à gestão pública estadual. Jacson Leite explicou que as soluções de inteligência desenvolvidas pela Celepar têm por origem os mais de 900 sistemas corporativos que rodam na companhia, cujos dados são transformados em cases de business intelligence (BI's) que apresentam, em tempo real, os resultados do plano de metas do governo.

"Com estes indicadores, o reitor, da sala dele, vai poder apresentar os números atualizados da sua universidade. Este é um avanço significativo", destacou João Carlos Gomes. Além disso, segundo o secretário, a reunião serviu também para demonstrar como o governo utiliza a tecnologia para a modernização da gestão estadual. "Vale destacar o empenho e a competência dos grupos de TI da secretaria, das universidades e da Celepar, que estão empenhados na execução desta tarefa", finalizou.

Nesta primeira versão, os indicadores do complexo do ensino superior do Estado, disponíveis em julho na Rede Executiva, são os das áreas de pesquisadores, pesquisa, inovação e ensino. A próxima versão, prevista para o final do ano, trará os dados sobre administração e planejamento, prestação de serviços e internacionalização (intercâmbios com outras instituições).

O secretário João Carlos Gomes esteve acompanhado nesta reunião com o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, pelos reitores da Unicentro, Aldo Nelson Bona; da UEM, Júlio Santiago Prates Filho; das reitoras da UEL, atual e eleita, Nádina Aparecida Moreno e Berenice Jordão, respectivamente e pelo reitor em exercício da UEPG, Flávio Guimarães Kalinowski; pelo vice-reitor da Unespar, Antonio Rodrigues Varela Neto, pelo diretor da TI da UENP, Gabriel Laino e pelo diretor de desenvolvimento da Unioeste, Marcio Veronez.

Última modificação: Quinta, 15 Mai 2014 15:39