Servidor da UENP participa de II Simpósio Internacional de Estudos Sobre Futebol

Segunda, 19 Mai 2014 16:09
Servidor Mário Sérgio da Silva, do Campus de Jacarezinho, durante II Simpósio Internacional de Estudos Sobre Futebol Servidor Mário Sérgio da Silva, do Campus de Jacarezinho, durante II Simpósio Internacional de Estudos Sobre Futebol

O servidor Mário Sérgio da Silva, do Campus Jacarezinho, da UENP, participou do "II Simpósio Internacional de Estudos Sobre Futebol: Expressões, Memórias, Resistências e Rivalidades", do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e modalidades Lúdicas (LUDENS), vinculado ao Departamento de História da Universidade de São Paulo, juntamente com o Centro de Referência do Futebol Brasileiro do Museu do Futebol.

O evento, que oconteceu de 13 a 16 de maio, na USP, em São Paulo, teve como objetivo aprofundar determinadas temáticas referentes às práticas futebolísticas e suas significações culturais, questionando o seu papel como indicador de repertórios de identidade num universo assinalado por disputas políticas e simbólicas. Durante o evento, Mário Sérgio apresentou a comunicação individual "Futebol: o pão e circo moderno?".

Em sua segunda edição, o simpósio propôs a discussão centrada em torno de quatro eixos temáticos: expressões, memórias resistências e rivalidades. Futebol feminino, rivalidades clubísticas, formas de torcer e processos de musealização foram alguns dos temas privilegiados no encontro, que contou com a participação de 17 convidados, entre historiadores, antropólogos, geógrafos, jornalistas e sociólogos.

O evento, que teve como conferência de abertura "Sobre a beleza do Futebol", proferida por Gunter Gebauer do Instituto de Filosofia da Freie Universität Berlin, contou ainda com reunião entre os mais importantes grupos de estudos sobre futebol no país, que cresceram em número de pesquisadores nos últimos anos. Às vésperas da Copa do Mundo de 2014, a reunião trouxe como objetivo ainda arejar discussões, promover o intercâmbio acadêmico e institucional e propiciar o encontro entre todos os interessados pela história e memórias do futebol.

Última modificação: Segunda, 19 Mai 2014 16:12