UENP realiza eleição para escolha de novo reitor

Sexta, 06 Junho 2014 15:02

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, na quinta-feira, 5, consulta à comunidade universitária para a escolha do novo reitor e vice-reitor para a Instituição. Com apenas uma chapa inscrita para o processo, serão indicados aos cargos a professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan (candidata à reitora) e o professor Fabiano Gonçalves Costa (candidato a vice-reitor), para o período de quatro anos. O resultado da consulta foi divulgado ainda na madrugada de sexta-feira, 6, após apuração dos votos, que aconteceu na reitoria da Universidade, em Jacarezinho.

O Regimento do Processo Eleitoral estabeleceu o peso de 70% para o voto dos professores, 15% para o dos alunos e 15% para o dos técnicos administrativos. Do total percentual de 66, 77% dos votantes (considerando o percentual de peso de voto), 61, 36% votaram na chapa 'Fátima e Fabiano', o que representa o apoio de 92,18% do número total de votos dos eleitores que compareceram às urnas na Consulta Universitária. Votos brancos somaram 3,77% e nulos 1,64%.

Dos 351 professores aptos ao processo, 244 votaram. Dos 4.835 alunos da Universidade, 1331 compareceram para o processo eleitoral. Dos 88 agentes universitários, 82 foram às urnas. No total, 1.657 pessoas participaram da eleição. Para a realização do processo, foram instaladas 26 urnas nos três campi, sendo 10 em Jacarezinho, 10 em Cornélio e seis em Bandeirantes.

A votação começou às 14h e terminou às 22h. Após o término das votações, todas as urnas foram encaminhadas para a reitoria da Universidade, em Jacarezinho, onde aconteceu a apuração que se iniciou às 11h40, reunindo toda a comissão eleitoral.

Na próxima terça-feira, dia 10, o Conselho Universitário, composto por 65 membros dentre professores, alunos, técnicos administrativos e comunidade externa, se reunirá para ratificar o resultado da consulta e compor a lista tríplice para reitor que será encaminhada ao governador do Estado, a quem caberá a nomeação.

A professora Fátima Padoan agradeceu a participação dos professores, alunos e técnicos administrativos no processo eleitoral. "Agradeço a todos que votaram, que depositaram a confiança na chapa. Isso nos dá mais força para podermos desenvolver um bom trabalho na UENP. Estaremos sempre à disposição de todos", salienta. "Tivemos uma votação bastante expressiva nos três campi. Faremos o melhor que pudermos para corresponder a tudo isso", disse Fátima.

Segundo o professor Maurício de Aquino, presidente da Comissão Eleitoral, o processo "transcorreu normalmente, sem incidentes, e em conformidade com o estabelecido na Resolução nº 01/2014 do Consuni". Ao longo do processo, a Comissão Eleitoral organizou três eventos de exposição de propostas de gestão que aconteceram nos campi de Jacarezinho, em 14 de maio; Cornélio Procópio; 19 de maio; e Luiz Meneghel, de Bandeirantes, 22 maio.

O professor Maurício destaca ainda que, além dos eventos organizados pela Comissão, aconteceram reuniões da chapa com diretórios acadêmicos, corpo docente de diferentes centos de estudos e outros membros da comunidade universitária. "Todo esse trabalho foi fundamental para que a comunidade conhecesse a trajetória dos professores candidatos, bem como suas propostas de gestão", salienta. "Considerando o registro de uma única chapa, o resultado percentual demonstrou expressiva participação da comunidade universitária, e essa mobilização indica o comprometimento de todos com o projeto de consolidação institucional da UENP".

Última modificação: Sexta, 06 Junho 2014 15:58