Pró-reitor da UENP participa da Semana do Meio Ambiente na Unicentro

Quarta, 11 Junho 2014 09:15

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), professor-doutor Jorge Sobral da Silva Maia, representou a Instituição na 2ª Semana do Meio Ambiente em Guarapuava. Com o tema "Desafios Socioambientais", o evento, que acontece entre os dias 3 e 7 de junho no campus Cedeteg, é promovido pela Unicentro em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava e a Faculdade Guairacá.

No evento, o professor Jorge Maia discutiu a importância da integração entre o conhecimento produzido pela pesquisa que se ocupa das questões sócio-ambientais e a possibilidade de sua interação com o conhecimento empírico das comunidades no entorno de áreas de grande valor ecológico.

Explicitou que as experiências das comunidades podem enriquecer a visão dos pesquisadores em relação a dinâmicas pouco exploradas por pesquisadores interessados nas questões ligadas aos impactos das ações humanas sobre os ecossistemas.

Por fim, abordou as limitações do atual código florestal como instrumento de preservação do patrimônio ambiental e problematizou a mercantilização da natureza pela lógica do modelo de desenvolvimento contemporâneo que limita a distribuição dos serviços ambientais às populações e dilapida a riqueza ambiental, cultural e econômica regional.

Durante o evento, o professor Jorge Sobral, que atua em temas como: Educação Ambiental, Formação de professores, Ecologia, políticas públicas e ambiente, discutiu o código florestal e a integração entre pesquisa e experiência de comunidades. O professor, que é pós-doutor pela UNESP/Botucatu, além de atuar como pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação na UENP, é consultor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).