UENP oferecerá mestrado profissional em Letras

Quarta, 11 Junho 2014 23:10
Foto da entrada do Campus de Cornélio Procópio onde será ofertado o mestrado profissional em Letras da UENP Foto da entrada do Campus de Cornélio Procópio onde será ofertado o mestrado profissional em Letras da UENP Fotos: Tiago Angelo

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) ofertará pós-graduação stricto sensu do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), no campus de Cornélio Procópio. A aprovação do projeto de adesão da Universidade, formulado por uma comissão especial da UENP, composta por docentes dos Centros de Letras, Comunicação e Artes (CLCA) dos campi de Cornélio Procópio e Jacarezinho, foi divulgada na terça-feira, 10, no site da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O PROFLETRAS é uma iniciativa nacional, sob a responsabilidade da UFRN, ofertada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O programa é voltado para professores com vínculo efetivo que atuam nas redes públicas estaduais e municipais. Na UENP, serão ofertadas 20 vagas no primeiro edital. O período de inscrições para os interessados em ingressar no curso ainda não foi definido, mas deve acontecer ainda neste primeiro semestre, conforme as orientações que serão repassadas pela coordenação geral do programa.

Os trabalhos para oferta do programa de mestrado na UENP tiveram início em 2012, e foram coordenados pelas professoras-doutoras Vanderléia de Oliveira (diretora do CLCA/CCP) e Luciana Brito (diretora do CLCA/CJ), com apoio da então pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Hiudea Boberg, e teve participação dos professores Eliana Merlin, Miguel Heitor, Sonia Brochado, Adenize Franco.

A coordenadora da proposta, Vanderléia de Oliveira, explica que, em 2013, não foi possível a adesão da UENP para oferta da primeira turma do PROFLETRAS, mas que, neste ano, com o edital de chamamento para adesão de novas IES, a UENP teve oportunidade de apresentar proposição. A professora destaca a integração entre os dois centros de estudos, com apoio da nova equipe da pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação: professor-doutor Jorge Sobral da Silva Maia (pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação), professor-doutor Fernando Moreno da Silva (diretor de Pesquisa) e Silvio Tadeu de Oliveira (diretor de Pós-Graduação), para que a proposta pudesse ser apresentada.

O reitor em exercício, Rinaldo Bernardelli Junior, comemorou a aprovação, afirmando que o novo programa aprovado para a UENP é um passo importantíssimo para a Universidade no que tange a verticalização do ensino. "Esta é mais uma grande conquista da UENP que agora passa a contar com três cursos de mestrado. Este programa aprovado deverá proporcionar aos professores da região uma prática profissional transformadora, influenciando diretamente no contexto de sala de aula, o que beneficiará toda a região. Quero parabenizar a todos os professores envolvidos pela conquista e pelo trabalho realizado", disse o reitor.

O pró-reitor da PROPG, Jorge Sobral, recebeu com grande alegria a notícia da aprovação, pois ela demonstra o esforço conjunto do grupo de professores. Ele destaca também que a implantação do PROFLETRAS irá contribuir para melhorar o Índice Geral de Cursos da UENP, visto que a universidade passará a contar com três programas em nível de mestrado.

"Esta aprovação é resultado do esforço dos professores dos dois centros que trabalharam para atender às exigências do edital, o que demonstra, de fato, ser fundamental a parceria para que a UENP possa caminhar rumo à verticalização em algumas áreas", ressalta a professora Vanderléia.

Os doze docentes envolvidos na proposta comemoram o resultado, entendendo que o programa é uma grande conquista e que ele contribuirá para o fortalecimento dos cursos de Letras ofertados pela UENP nos dois campi, além de contribuir para o cumprimento de metas da Universidade no que se refere às políticas de verticalização. Do campus de Jacarezinho, comporão a proposta os professores Fernando Moreno, Adenize Franco, Marilucia Striquer, Sonia Brochado, Nerynei Carneiro e Luciana Brito; de Cornélio, os professores Thiago Alves Valente, Eliana Merlin, Ana Paula Brandileone, Diná Brito, Eliane Registro e Vanderléia de Oliveira.

Última modificação: Quarta, 11 Junho 2014 23:14