Acadêmicos e professores da UENP participam do Projeto Rondon

Quarta, 09 Julho 2014 16:48
(Em pé, da esq. para a dir.) Mariza Fordellone, Sulaine Calixto, Bruna Silveira, Jéssica Fernanda e Verônica Regine. (Esq. para dir.) Ruan Carlos, Luiz Fabiano, Tiago Angelo, Fábio Pires, Caio Vinícius; grupo participará da “Operação Guararapes” em Pernambuco (Em pé, da esq. para a dir.) Mariza Fordellone, Sulaine Calixto, Bruna Silveira, Jéssica Fernanda e Verônica Regine. (Esq. para dir.) Ruan Carlos, Luiz Fabiano, Tiago Angelo, Fábio Pires, Caio Vinícius; grupo participará da “Operação Guararapes” em Pernambuco

Dois professores e oito acadêmicos dos três campi da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participarão da "Operação Guararapes" do Projeto Rondon no período de 17 de julho a 02 de agosto. O projeto, coordenado pelos professores Mariza Fordellone Rosa Cruz e Luiz Fabiano Zanatta, acontece, neste ano, na cidade de Jurema, no Estado de Pernambuco.

Além dos professores, participam do projeto os alunos Bruna Silveira Ferreira Coelho (Med. Veterinária), Caio Vinícius Benedito (Sistema de Informações), Fábio José Pires (Geografia), Jéssica Fernanda Queiroz de Moraes (Enfermagem), Ruan Carlos da Silveira Marchi (Agronomia), Sulaine Calixto Borsolan (Agronomia), Tiago Angelo (Letras) e Verônica Regine Mannigel (Veterinária).

A professora Mariza destaca o Rondon como um dos maiores programas de extensão universitária do País. "Esse Projeto é um exercício de cidadania, que leva conhecimento a municípios e regiões carentes do Brasil, promovendo um aprendizado e uma grande experiência de vida aos nossos educandos, tornando-os cidadãos e pessoas que passam a ver a vida de forma diferente muito além dos limites da universidade", ressalta.

Para participação no projeto e preparação para a Operação, os estudantes e professores realizam reuniões semanais desde o fim de março. Para avaliação da proposta enviada para intervenção no município, o professor Luiz Fabiano esteve, de 06 a 12 de abril, em Jurema em uma viagem precursora. No município, ele realizou coleta de informações e reuniões com autoridades da cidade e lideranças comunitárias para realização de adequação da proposta de trabalho e inclusão de ações para o atendimento das demandas do município.

DIA DE CAMPO

Na última quarta-feira, 02, o grupo realizou um dia de campo na cidade de Abatiá. Durante o encontro, os rondonistas tiveram oportunidade de apresentar parte das ações que serão desenvolvidas durante a Operação Guararapes. O objetivo do curso foi capacitar produtores e manipuladores de alimentos para um trabalho seguro com os produtos que são fornecidos às escolas, creches e asilos do município. O evento foi resultado de uma parceria entre a UENP, Secretaria de Educação e Sindicato Rural de Abatiá. "Eventos como esse são muito importantes, pois permitem aos alunos vivenciar a realidade do campo e exercitar o conhecimento adquirido com os estudos acadêmicos, além capacitar os participantes", destaca a professora Mariza.

RONDON

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes, visando ampliar o bem-estar da população na busca por aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento das comunidades assistidas.

O Projeto Rondon foi criado nos anos de 1960, voltado principalmente para a Região Amazônica. Deixou de acontecer em 1989 e foi retomado em 2005. A UENP tem tido presença constante no Rondon, nas expedições que são feitas nos dois períodos de férias escolares do ano. A Universidade já participou anteriormente de quatro expedições: A primeira foi em 2010 em Riachão do Dantas município do estado do Sergipe; A segunda em 2011 na Cidade de Jauru no Mato Grosso; A terceira ação foi em São Domingos do Campim no estado do Pará; A quarta aconteceu no ano de 2013 em Ubaíra no estado da Bahia. E em julho de 2014 realizaremos nossa quinta participação no projeto Rondon que será em Jurema-PE.

PROJETO APROVADO PARA 2015

A UENP teve, neste mês de julho, o sexto projeto aprovado para o RONDON. Desta vez a Operação chamada "Porta do Sol" acontecerá em janeiro de 2015 no Estado da Paraíba na cidade de Itabaiana e será coordenado pelo professor Luiz Fabiano Zanatta. A seleção dos alunos para composição da equipe ocorrerá, provavelmente, a partir da segunda quinzena de agosto.

Última modificação: Quinta, 07 Agosto 2014 08:40