Conselho Universitário da UENP aprova Plano de Desenvolvimento Institucional

Quinta, 28 Junho 2012 15:27

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) aprovou, em reunião extraordinária realizada na terça-feira, 26, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2012-2017) que será encaminhado ao Conselho Estadual de Educação (CEE/PR) na sexta-feira, 29 de junho. Na sessão, realizada na sala dos Conselhos da reitoria, em Jacarezinho, apresentou-se ainda dados do relatório final da avaliação interna da Instituição referentes a 2011. A agenda cumpriu também com o encaminhamento, pelo Conselho de Administração e Finanças, das contas da UENP relativas ao exercício de 2011.

O PDI é um documento elaborado de forma colegiada, tendo a participação de todos os setores da comunidade acadêmica para um período de cinco anos. O documento, que será levado em mãos ao CEE/PR pelo vice-reitor, professor-doutor Rinaldo Bernardelli Junior, identifica a UENP no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve ou que pretende desenvolver.

A Pró-Reitoria de Planejamento e Avaliação Institucional da UENP explica que: "O documento contempla alguns dos principais objetivos a serem alcançados pela UENP e norteia as ações estratégicas para o ensino, pesquisa e extensão, além de tratar do plano de expansão da Universidade".

Princípios como a clareza e a objetividade do texto, bem como a coerência, para expressar a adequação entre todos os seus elementos e a factibilidade, e demonstrar a viabilidade de seu cumprimento integral foram considerados para a elaboração do documento que possui 130 páginas. O Plano, que será disponibilizado no site da UENP no mês de julho, também é considerado para o processo permanente de autoavaliação institucional que possibilitará a tomada de decisões estratégicas tendo em vista a consolidação dessa instituição neonata.

Durante a sessão, os conselheiros tiveram acesso ao resultado da avaliação interna realiza pela UENP em 2011. As perguntas de ordem administrativa, estrutural e de cunho acadêmico, que buscaram compreender a realidade da Universidade, foram direcionadas para professores, alunos e funcionários da Instituição que puderam, assim, opinar sobre diversas esferas do universo acadêmico.

A Ordem do Dia teve ainda a leitura e a aprovação da ata da reunião do dia 8 de dezembro, recurso de matrícula fora de prazo da acadêmica Bruna Elisa Alkimin Vieira e as comunicações dos senhores conselheiros.

Última modificação: Segunda, 20 Agosto 2012 15:31