UENP é anfitriã de visita de reitora argentina ao Brasil

Quarta, 27 Junho 2012 15:35 por Cristiano Oliveira

Universidad Nacional de Santiago del Estero e UENP mantêm convênio que possibilitará intercâmbio entre professores das universidades dos dois países neste ano.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) recebeu, no dia 20 de junho, visita da socióloga e reitora, professora-doutora Natividad Nassif, da Univerdad Nacional de Santiago del Estero (UNSE) da Argentina.

A reitora, que veio acompanhada do professor-doutor Hector Paz, engenheiro e filósofo, decano da Facultad de Ciências Exactas e tecnologia da UNSE, foi recepcionada pelo vice-reitor da UENP, professor-doutor Rinaldo Bernardelli Junior, que acompanhou toda a visita feita às instituições paranaenses. A passagem pelo Estado, de caráter institucional, foi motivada também por conta do convênio Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (ZICOSUR), do qual faz parte a UENP, e que possibilita, dentre outras ações, a mobilidade docente entre Universidades.

Com o objetivo de conhecer o cenário educacional, científico e tecnológico, os educadores estiveram na UENP, campus de Cornélio Procópio, onde se reuniram com a diretora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, com vice-diretor, Bruno Galindo, e com os diretores do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Sérgio Roberto Ferreira, do Centro de Letras, Comunicação e Artes, Vanderléia da Silva Oliveira, e do Centro de Ciências Humanas e da Educação, Ricardo Aparecido Campos. Dentre os diversos assuntos tratados durante a reunião, houve atenção especial à possibilidade de ações conjuntas entre as duas Universidades. Os diretores de Centro do campus puderam ainda apresentar a instituição aos visitantes. A agenda que previa visita aos campi Luiz Meneghel – Bandeirantes -, e de Jacarezinho, na quinta-feira, foi cancelada devido às fortes chuvas acorridas na região. A UENP e a UNSE realizarão ainda este ano intercâmbio entre dois professores de cada instituição.

Agenda

A visita da reitora Natividad Nassif e do professor Hector, ambos de Santiago del Estero, às instituições paranaenses começou no dia 18 pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), em Curitiba, onde visitaram os laboratórios e outras estruturas do prédio. Recepcionados pelo presidente do TECPAR, doutor Julio Félix, e pelo diretor técnico, Guilherme Zemke, a visita possibilitou também contato para convênio entre a UNSE e TECPAR.

O vice-reitor da UENP aproveitou o encontro para tratar da parceria entre a Universidade e o TECPAR o qual deverá implantar um parque tecnológico em Jacarezinho.
Na tarde do mesmo dia, o grupo visitou o Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente (LACTEC), onde foram recebidos pelo presidente Omar Sabag Filho e pelo doutor Ney Augusto Nascimento. Com a visita, a estrutura da LATEC foi colocada à disposição da UENP e da UNSE para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas.

No dia seguinte, o professor Reinaldo Bernardelli acompanhou os visitantes à Universidade Estadual de Maringá (UEM). Na instituição, foram recebidos pelo reitor, doutor Julio Santiago Prates Filho que assinou, com a reitora Natividad, convênio que visa ampliar a inserção da UEM no cenário internacional assim como o convênio firmado com a UENP. Após, visitaram laboratórios e centros de pesquisas.

Fechando a agenda de compromissos, a comitiva formada pela UNSE e pela UENP visitou a Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde foi recepcionada pela vice-reitora, doutora Berenice Jordão, pela pró-reitora de Extensão, doutora Cristiane Cordeiro e pelo assessor de relações Internacionais, doutor Manoel Simões Filho. Durante o dia, puderam conhecer o campus da Universidade e a Agência de Inovação Tecnológicas (AINTEC). No dia 22, a reitora e o decano da UNSE, acompanhados do vice-reitor da UENP, foram recebidos pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), professor Alípio Santos Leal Neto, que apresentou aos educadores a estrutura do sistema estadual de ensino superior e colocou todo o Sistema à disposição para convênios e parcerias com universidades argentinas e do Mercado Comum das Américas (Mercosul).

Última modificação: Segunda, 20 Agosto 2012 15:49