Alunos de Geografia da UENP visitam Itaipu, Cataratas do Iguaçu e mesquita

Segunda, 25 Junho 2012 15:51

Acadêmicos do 4º ano de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), campus Cornélio Procópio (CCP), acompanhados pelo professor Aécio Rodrigues de Melo, do colegiado de Geografia, realizaram viagem de estudo à cidade de Foz do Iguaçu, na região sudoeste paranaense, nos dias 7 e 8 de junho.

O trabalho de campo começou com visita técnica à Usina Hidrelétrica de Itaipu, na manhã do dia 7. À tarde, os acadêmicos visitaram o Parque Nacional do Iguaçu, com destaque para as cataratas do Rio Iguaçu, a belíssima Floresta Tropical, a estátua em homenagem a Santos Dumont, e outros pontos de interesse.

No dia seguinte, foi a vez de conhecerem o Marco das Três Fronteiras, a mesquita Omar Ibn Al-Khatab – a maior igreja muçulmana da América Latina –, os aspectos urbanos da cidade de Foz do Iguaçu e da Ciudad del Este, no vizinho Paraguai.

"A viagem nos revelou um lugar impossível de se descrever com palavras, de uma beleza selvagem que atiçou a curiosidade inata dos exploradores. Pode-se afirmar, com toda segurança, que a dinâmica efetuada alcançou e mesmo ultrapassou as expectativas desse trabalho de campo exploratório", afirmou o professor Ricardo Campos, diretor do CCHE/CCP.

"Nunca é demais repetir que um dever inerente ao geógrafo é satisfazer a curiosidade das pessoas sobre o mundo em que vivem e para isso ele precisa conhecer, compreender e apreciar os lugares, daí a necessidade do trabalho de campo. Reafirmamos o já que disse Hart: 'uma boa Geografia começa pelo olhar'", acrescentou.

Esse estudo de campo foi uma extensão dos propósitos do curso e representou um percurso do conteúdo teórico, prático e metodológico. O geógrafo necessita realizar atividades que vão além das fronteiras das salas de aula e que ultrapassem os divisores acadêmicos, sempre buscando experimentar diferentes realidades.

Última modificação: Segunda, 20 Agosto 2012 16:07