UENP sedia Mostra III Olhar de Cinema

Segunda, 29 Setembro 2014 16:03
Mostra contou com a exibição de cinco curtas; cerca de 600 estudantes de escolas da cidade e da Universidade acompanharam o evento Mostra contou com a exibição de cinco curtas; cerca de 600 estudantes de escolas da cidade e da Universidade acompanharam o evento

A diretoria de Cultura da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em parceria com o SESI/PR, realizou a Mostra III Olhar de Cinema/2014 – Festival Internacional de Curitiba Olhar Itinerante. A mostra trouxe curtas-metragens selecionados do Festival Internacional de Curitiba, com sessões gratuitas, exibidas nos dias 23, 25 e 26 de setembro, no anfiteatro dos Centros de Letras, Comunicação e Artes (CLCA) e Ciências Humanas e da Educação (CCHE) da UENP, Campus Jacarezinho. Cerca de 600 estudantes de escolas da cidade e da Universidade acompanharam o evento durante os três dias.

A mostra contou com a exibição de cinco curtas. "Astigmatismo", do diretor espanhol Nicolai Troshinsky abriu as sessões. O filme, de 2013, conta a história de um garoto, que perde os seus óculos, e pode apenas enxergar com foco uma coisa de cada vez. Na mostra, foi exibido também "Rabbit And Deer", do diretor Péter Vácz, da Hungria. O curta, de 2013, registra a vida de Coelho e Cervo que viviam felizes até que a amizade dos dois foi colocada à prova pela nova obsessão de Cervo: a de encontrar a fórmula para a terceira dimensão.

"Os Irmão Mai", da diretora brasileira Thais Fujinaga também integrou a mostra. O vídeo conta a história de dois irmãos de origem chinesa que saem pelo centro da cidade em busca de um presente para a sua avó. Quanto mais eles caminham, mais longe parecem estar de seu objetivo. O quarto curta exibido foi "A Navalha do Avô", ficção do cineasta brasileiro Pedro Jorge que conta a história de Bruno que está na faculdade e seu avô, José, que está ficando cada vez mais frágil devido a uma doença e não pode mais ir à barbearia como costumava fazer. Bruno então passa a ajudá-lo a fazer a barba em casa e, com isso, se vê obrigado a dedicar mais tempo ao avô e amadurecer com essa experiência. "A que Deve a Honra da Ilustre Visita Este Simples Marquês?, dos diretores brasileiros Rafael Urban e Terence Keller, fecharam a programação. O filme faz uma visita pela história da arte no Paraná.

A diretora de cultura da UENP, Adenize Franco, ressalta que a mostra realizada na UENP foi viabilizada pela parceria com o SESI/PR que concedeu os direitos para a realização, assim como colaborou com sua divulgação. Adenize destaca que o sucesso do evento deve-se, especialmente, à participação dos alunos do Ensino Fundamental e Médio dos Colégios Estaduais de Jacarezinho, do Instituto Federal do Paraná - CJ e das Escolas atendidas pelo Projeto Futuro Integral do SESC/Jacarezinho. "A importância da Mostra está justamente em possibilitar a esses alunos a fantasia da 7ª arte, o Cinema, em curtas premiados universalmente", salienta Adenize.

Última modificação: Segunda, 29 Setembro 2014 16:07