COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Telefone: (43) 3527-1243 – Ramal: 209

Em construção

Geografia da Religião I

Ementa: Espaço e religião: uma abordagem geográfica. O espaço sagrado e o espaço profano. Manifestações da cultura no espaço.

Geografia da Religião II

Ementa: Geografia e Religião. Sagrado e Espaço. Cidade e Religião: a expressão do sagrado no urbano. Hierópolis e Catolicismo popular brasileiro.

Metodologia da Pesquisa nas Ciências da Religião

Ementa: Questões teóricas e epistemológicas das Ciências da religião, a pesquisa em ciência das religiões, possibilidades teóricas e metodológicas, a elaboração do projeto de pesquisa, a elaboração do artigo científico, normas da ABNT.

Religiões e religiosidades indígenas

Ementa: As narrativas históricas e mitológicas indígenas. As diferentes concepções de homem, natureza e sociedade nas cosmologias indígenas. As várias concepções para a relação entre natureza/cultura.

Catolicismo no Brasil

Ementa: Definição de Cristianismo Católico Romano e de Igreja Católica Apostólica Romana. Aspectos gerais da história do Catolicismo no Brasil. Catolicismo e cultura a partir do patrimônio histórico-cultural brasileiro. Catolicismo, sociedade e política a partir das ações da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Ensino Religioso História e Legislação

Ementa: Principais aspectos e questões centrais da história da disciplina escolar de Ensino Religioso no Brasil. O Ensino Religioso na Constituição Federal e na LDB.

Didática e Metodologia do Ensino Religioso

Ementa: A disciplina se propõe aprofundar os fundamentos epistemológicos e didáticos do ensino religioso. Propõe-se a construir um modelo de ensino religioso que se aproxime da noção de ciências da religião distanciando-se de um entendimento do ensino religioso proseletista. Procura pensar em metodologias específicas para o ensino religioso no contexto do ambiente escolar.

Protestantismo no Brasil

Ementa: Estudo referente a inserção das principais vertentes do protestantismo. Reforma e seus elementos. Inserção do Protestantismo no Brasil e características internas. Aspectos internos dos grupos presbiterianos, batistas e metodistas. Influência do protestantismo norte- americano. Autonomia dos protestantes brasileiros.

Pentecostalismo no Brasil

Ementa: Estudar a inserção e posterior desenvolvimento dos pentecostais no Brasil destacando suas características internas, visão de mundo e aproximação com a cultura e sociedade brasileira. Estabelecer uma relação entre origem do pentecostalismo em solo norte-americano e suas diferentes vertentes brasileira. Os pentecostais evangélicos, as diferentes “ondas” e pequenas notas sobre os pentecostais católicos.

Gestão de Turismo, Turismo Religioso e Desenvolvimento Local I

Ementa: Esta disciplina busca abordar de forma cirúrgica os conceitos técnicos que balizam a atividade turística, sua relação com a tríade economia/lazer/religião, sua inserção na História da Religião e a forma como este tem contribuído para o desenvolvimento local e regional.

Gestão de Turismo, Turismo Religioso e Desenvolvimento Local II

Ementa: O Turismo, mais especificamente aquele ligado à profissão de fé, é a atividade de serviços que mais cresce na atualidade, esta disciplina visa a compreensão desse fenômeno

Aula Inaugural - CRER
Sábado, 21 de maio · 8:30 até 10:30am