Desvendando a gamificação no ensino de contabilidade se origina da tese intitulada Formação Docente para o uso da gamificação no ensino superior de ciências contábeis e de seu Produto Técnico Tecnológico (PTT), que é uma exigência do Programa de Doutorado em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional – UNINTER. Trata-se do material que foi aplicado em uma oficina de formação docente com o intuito de mostrar que as aulas de contabilidade podem ser muito mais motivadoras, atrativas e interessantes para os estudantes. Nesse sentido, os autores almejam que a obra seja um catalizador, um facilitador e um pontapé inicial para professores de contabilidade que desejam utilizar a gamificação como estratégia para criar aulas significativas e capazes de canalizar a atenção e o comprometimento dos seus estudantes. A proposta está fundamentada na abordagem sociocultural de ensino – que enfatiza os benefícios da aprendizagem pela interação social –, na aprendizagem pela experiência e na perspectiva da autonomia do estudante. A obra está dividida em três partes, perfazendo um total de dez capítulos, que foram construídos a partir da lógica da gamificação, ou seja, utilizando os elementos de jogos durante seu percurso, com vistas a promover o engajamento e a motivação para o aprendizado dos conceitos neles apresentados. Para isso, foi inserida uma sequência a ser percorrida pelo leitor, que o direciona para o cumprimento de missões correspondentes aos conceitos trabalhados em cada capítulo, de modo a ganhar pontos, com vistas a desbloquear o capítulo seguinte. Assim, o leitor terá um exemplo prático de gamificação, podendo perceber de que forma essa estratégia poderá ser inserida no contexto de uma sala de aula.