Vice-reitor Fabiano Gonçalves Costa compartilha posse com Conselho Universitário

Terça, 14 Outubro 2014 08:26 por Assessoria de Comunicação Social
Vice-reitor Fabiano Gonçalves Costa se emociona durante agradecimentos; “O princípio filosófico que rege a minha vida é o da igualdade entre as pessoas. Portanto, esta gestão será marcada pela igualdade entre agentes universitários, docentes e discentes”, disse Fabiano  Vice-reitor Fabiano Gonçalves Costa se emociona durante agradecimentos; “O princípio filosófico que rege a minha vida é o da igualdade entre as pessoas. Portanto, esta gestão será marcada pela igualdade entre agentes universitários, docentes e discentes”, disse Fabiano

Durante a reunião do Conselho Universitário (CONSUNI), realizada na quinta-feira, 9, a reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Fátima Aparecida Cruz Padoan, compartilhou, com os conselheiros, a posse do novo vice-reitor da UENP, o professor-doutor Fabiano Gonçalves Costa, que assumiu oficialmente o cargo no dia 23 de setembro, em solenidade presidida pelo secretário João Calos Gomes, na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em Curitiba.

A reitora Fátima Padoan comentou a necessidade de compartilhar a posse de seu vice-reitor. "Este é um momento importante para a comunidade acadêmica e precisa ser compartilhado". Fátima também destacou a importância da atuação de Fabiano na administração acadêmica. "O Fabiano esteve ao meu lado todo esse período. Tenho uma admiração muito grande pelo trabalho que ele desenvolveu e vem desenvolvendo, principalmente, junto às pró-reitorias acadêmicas da Universidade".

Durante o pronunciamento, o vice-reitor destacou que a sua posse não marcou o início de uma caminhada, mas uma continuidade de trabalhos que se deram ao lado da reitora Fátima Padoan, que foi empossada em julho deste ano. "O dia de hoje legitima os atos que tenho executado desde o início de nossa jornada", pontua.

Ainda em seu discurso, Fabiano disse que a tarefa de ocupar esse cargo na Instituição requer muito empenho pessoal e exige grandes esforços para executar a função. Nesse sentido, afirmou também que desde o momento em que ele aceitou ser candidato ao lado de Fátima, assumiu o compromisso de guiar a UENP rumo ao futuro. "Quero reafirmar aqui o meu compromisso em zelar pelo patrimônio desta IES, em defender nossos ideais e, principalmente, em ampliar a nossa atuação na educação e disseminação de conhecimentos, nas transferências de tecnologias e na difusão da cultura no Norte do Paraná".

Segundo ele, a gestão atual fortalecerá o caráter público da UENP, uma vez que será pautada na defesa de sua autonomia, com a livre produção do conhecimento. Em parceria com o quadro de servidores, Fabiano acredita que pode elevar a qualidade da pesquisa, da extensão e do ensino na Universidade. Durante o pronunciamento, o vice-reitor agradeceu a todos que contribuíram em seu processo de formação: pais, familiares, professores e amigos.

O novo vice-reitor da UENP possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2000) e mestrado (2003) e doutorado (2011) em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor da UENP, Campus Luiz Meneghel - Bandeirantes. Tem experiência na área de morfologia (Biologia Celular e Histologia). Os novos gestores vão comandar a UENP entre 2014 e 2018.

Última modificação: Terça, 14 Outubro 2014 08:30