Senadora Gleisi Hoffmann participa de reunião de trabalho na UENP

Sábado, 01 Agosto 2015 17:55 por Assessoria de Comunicação Social
(Da esq. para a dir.) Fabiano Gonçalves Costa (vice-reitor), Fátima Padoan (reitora), Gleisi Hoffmann (senadora), Vanderléia Oliveira (diretora do CCP), Fábio Neia Martini (diretor do CJ) e Éderson Marcos Sgarbi (diretor do CLM); durante evento, foi apresentado o Planejamento de Expansão da UENP (Da esq. para a dir.) Fabiano Gonçalves Costa (vice-reitor), Fátima Padoan (reitora), Gleisi Hoffmann (senadora), Vanderléia Oliveira (diretora do CCP), Fábio Neia Martini (diretor do CJ) e Éderson Marcos Sgarbi (diretor do CLM); durante evento, foi apresentado o Planejamento de Expansão da UENP

A senadora Gleisi Hoffmann participou, na tarde de sexta-feira, 31, de uma reunião de trabalho na reitoria da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Jacarezinho. Durante o evento, foi apresentado à senadora e ao assessor do deputado federal Enio Verri, Olivan Tresse, o Planejamento de Expansão de Infraestrutura da Universidade. Participaram da reunião, a reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, o vice-reitor Fabiano Gonçalves Costa; os diretores dos campi de Cornélio Procópio, Vanderléia da Silva Oliveira; de Jacarezinho, Fábio Antonio Neia Martini; e Luiz Meneghel, Éderson Marcos Sgarbi; além da ex-prefeita Valentina Helena de Andrade Toneti, de diretores de centros, professores e técnicos administrativos da Instituição.

Na apresentação, o pró-reitor de Planejamento, Bruno Galindo, destacou as necessidades para ampliação e modernização da estrutura universitária da UENP e apontou investimentos fundamentais para o desenvolvimento de cada campus. Sobre os campi de Jacarezinho e de Cornélio Procópio, Bruno ressaltou o objetivo de unificação das unidades, visando otimizar recursos e melhorar estrutura. Para o Campus Luiz Menegehel, de Bandeirantes, ele salientou a necessidade de melhoria dos espaços, expansão e adequação da infraestrutura. “Este planejamento foi construído por toda a universidade com a ajuda muito grande dos diretores de campus”, pontuou.

Os investimentos previstos no Planejamento, acentuou o pró-reitor, serão aplicados em áreas essenciais para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e de atendimento à sociedade, tais como, construção de salas de aula, laboratórios, bibliotecas, núcleos de atendimento, salas de permanência docente, áreas para práticas esportivas, adequações de acessibilidade, dentre outros, totalizando aproximadamente 37.000m2 de área a construir na primeira etapa do projeto.

Após a apresentação, a senadora ressaltou ser ousado o projeto realizado pela Instituição que prevê um investimento de cerca de R$19 milhões para execução da primeira fase das obras nos três campi. “É um projeto ousado e muito necessário. Primeiro para consolidar a UENP que é uma Universidade jovem, e, principalmente, pela região em que ela se encontra, que carece muito de desenvolvimento”, acentuou. A senadora salientou que o progresso e a prosperidade de uma região passam pela vida da universidade. “Se você não tiver uma instituição que possa agregar valor educacional, conhecimento, capacidade técnica, as coisas não se desenvolvem”, acentuou.

Gleisi acentuou ainda que é preciso dar uma atenção especial a UENP, assim como a UNESPAR, as mais novas universidades do Paraná. Durante a fala, a senadora se comprometeu com a UENP e se colocou `a disposição para agendar, para setembro deste ano, uma audiência com o ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, ocasião que deverá reunir ainda assessores dos ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia. A Pró-Reitoria de Planejamento irá levantar as necessidades mais emergenciais da UENP para reunião. “Quero poder servir um pouco de elo e de facilitadora do processo para acesso a programas e editais do governo federal”, disse a senadora. Na reunião, Gleisi recebeu ofício da UENP para compromisso de destinação de emenda parlamentar.

A reitora Fátima Padoan enalteceu o compromisso assumido pela senadora e reconheceu que a influência dela, em Brasília, poderá gerar conquistas para a Universidade. “O apoio que esperamos vai muito além do recurso financeiro que poderá ser destinado à UENP por meio de emendas parlamentares. A atuação política da senadora facilitará o trânsito nos ministérios da Educação, da Ciência e Tecnologia e da Saúde, dentre outras esferas do governo federal, contribuindo, certamente, para uma aproximação que deverá resultar em grandes conquistas para a Universidade”, salienta.

Lembrando ser a Instituição um referencial para o processo de desenvolvimento de todo Norte do Paraná, a reitora partilhou estar confiante nas palavras da senadora. “Todos que reconhecemos a importância da UENP para sua região de abrangência devemos entender que toda ajuda é bem vinda à Universidade que muito precisa de investimentos”, pontuou Fátima. “Temos buscado uma aproximação política regional, estadual e nacional de caráter apartidário, sem distinção ou diferenciação, para que possamos somar forças para seguir em busca da realização de nosso planejamento”, finalizou a reitora.

EM BRASÍLIA

A UENP apresentou, em maio deste ano, à bancada federal do Paraná, no Congresso Nacional, reivindicações para investimentos na Instituição. Na reunião, agendada a pedido do deputado federal Diego Garcia, foram destacadas necessidades de investimentos para ampliação e modernização da estrutura da Universidade. Pelo menos 10 deputados acompanharam a reunião, o que representa 33% da bancada do estado. Já os deputados que não participaram, receberam toda documentação e apresentação.

Última modificação: Sábado, 01 Agosto 2015 18:28