Universidades do PR promovem seminário sobre internacionalização

Sexta, 23 Outubro 2015 14:58 por Assessoria de Comunicação Social

Representantes de universidades públicas paranaenses e de países do centro sul latino americano, como o Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai, participam, nos dias 11 e 12 de novembro, do 4º Seminário de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior do Paraná (SIIES), que será realizado no Auditório do PDE, no Campus da UEL, em Londrina.

Com o tema central “Internacionalização - Processo de Reflexão e Construção”, o 4º SIIES reunirá reitores, assessores de relações internacionais, dirigentes e coordenadores de órgãos acadêmicos e de programas de pesquisa de cursos de graduação e de pós-graduação, pesquisadores, estudantes e intercambistas para discutir e avaliar, além da estrutura existente para a verticalização do Ensino Superior, também as linhas de fomento, desafios, perspectivas e formas de ampliar a mobilidade acadêmica (docente e discente), fundamental para a integração e o desenvolvimento científico e cultural na América Latina.

“O 4º SIIES ampliará as discussões dos eventos anteriores, pois integrará também outras universidades públicas latino americanas, contribuindo assim para o fortalecimento de uma cultura de internacionalização e aperfeiçoando as estratégias de mobilidade acadêmica na comunidade universitária paranaense”, comenta Manuel Simões, assessor de Relações Internacionais da UEL, e, nesta edição, também o coordenador do seminário.

Segundo Simões, a grade de programação contempla, painéis, oficinas e conferências com a participação de professores, estudantes e dirigentes de unidades acadêmicas das IES. Além de relatos de experiências em boas práticas estão previstas três grandes conferências. Na manhã de abertura (11 de novembro), às 10 horas, está confirmada a participação do coordenador de Relações Internacionais e Institucionais da Unicamp,
Leandro Tessler, que vai narrar o trabalho realizado na Universidade, que só neste ano de 2015 ampliou em cerca de 30% o volume de editais internacionais atendidos.

No dia 12, a partir das 8h30, o presidente da Fundação Araucária, Paulo Roberto Brofman, fala sobre “Financiamento da pesquisa e da pós-graduação no Paraná: desafios e perspectivas”. Na sequência, conferência com o professor José Celso Freire Júnior, presidente da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI). A entidade existe desde 1988, reunindo atualmente mais de 180 gestores e dirigentes da área de assuntos internacionais, com foco na integração e capacitação de recursos humanos.

O Seminário é uma iniciativa das Assessorias e Escritórios de Relações Internacionais das Universidades Estaduais do Paraná. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no endereço www.uel.br/eventos/insc/?id=2223 . Informações também pelo email: ou pelo telefone (43) 3371-4188.