Nova Galeria de Reitores abre as comemorações de 10 anos da UENP

Quinta, 31 Março 2016 09:37 por Assessoria de Comunicação Social
(Da esq. para a dir.) Fábio Antônio Neia Martini (diretor do Campus de Jacarezinho), Ederson Marcos Sgarbi (diretor do Campus Luiz Meneghel), Sérgio Faria (Prefeito de Jacarezinho), Fabiano Gonçalves Costa (vice-reitor da UENP), Fátima Padoan (reitora da UENP), Sérgio Roberto Ferreira (diretor em exercício do Campus de Cornélio Procópio), Haroldo Messias de Melo Júnior (assessor técnico do gabinete da SETI e membro do Consuni) (Da esq. para a dir.) Fábio Antônio Neia Martini (diretor do Campus de Jacarezinho), Ederson Marcos Sgarbi (diretor do Campus Luiz Meneghel), Sérgio Faria (Prefeito de Jacarezinho), Fabiano Gonçalves Costa (vice-reitor da UENP), Fátima Padoan (reitora da UENP), Sérgio Roberto Ferreira (diretor em exercício do Campus de Cornélio Procópio), Haroldo Messias de Melo Júnior (assessor técnico do gabinete da SETI e membro do Consuni)

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) reinaugurou, na quarta-feira (23/03), a Galeria de Reitores da instituição. A cerimônia, realizada na Sala dos Conselhos da Reitoria durante a reunião do Conselho Universitário, marcou o início das comemorações dos 10 anos da UENP.

Para a reitora Fátima Aparecida Padoan, a reinauguração é uma forma de reconstruir e manter viva a memória dos primeiros reitores. “Esta nova galeria é uma forma de reconhecimento ao valor de cada um desses reitores. Evidentemente que junto com eles, queremos homenagear também todas as esquipes que trabalharam nas respectivas gestões, que são de um valor excepcional a todos nós”, enfatizou a reitora.

Segundo o prefeito de Jacarezinho, a UENP, apesar de jovem, já deixou sua marca na região. “Não somente eu, mas também os demais prefeitos da Amunorpi e Amunop percebemos os reflexos de todo o trabalho desenvolvido pela UENP em nossos municípios. Por isso é uma satisfação estar aqui e participar de um momento como esse”, destacou.

Também participaram da cerimônia o vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa; os diretores de campi Ederson Marcos Sgarbi (Luiz Meneghel (Bandeirantes), Fábio Antônio Neia Martini (diretor do Campus de Jacarezinho), Sérgio Roberto Ferreira (diretor em exercício do Campus de Cornélio Procópio); o assessor técnico do gabinete da SETI e membro do Consuni, Haroldo Messias de Melo Júnior; diretores e membros do Conselho Universitário.

Galeria de Reitores

A nova galeria está localizada ao fundo da Sala dos Conselhos da reitoria e tem o retrato dos três primeiros reitores da UENP: Dom Fernando José Penteado; Eduardo Meneghel Rando e Rinaldo Bernardelli Júnior. Durante a solenidade, foram destacadas atividades desenvolvidas pelos reitores frente a Universidade.

Dom Fernando José Penteado, que esteve a frente da Instituição entre 2006 e 2010, como se salientou no evento, foi um dos principais incentivadores para criação da UENP, na época em que era bispo titular de Jacarezinho. Por causa de sua atuação durante o processo de implantação da Universidade, foi nomeado como primeiro reitor da UENP pelo governador Orlando Pessuti em 2006. Em 2012, Dom Fernando recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade.

O professor-doutor Eduardo Meneghel Rando foi o primeiro reitor eleito da UENP em 2010. Antes de assumir a reitoria, ocupou o cargo de diretor do Campus Luiz Meneghel de 2003 a 2010 e integrou o Conselho de Implantação, Conselho Administrativo Provisório, Conselho Universitário. A gestão frente a reitoria aconteceu por dois anos e meio, quando renunciou por problemas de saúde. Professor Eduardo Rando faleceu em setembro do de 2015.

Após a renúncia, o professor-doutor Rinaldo Bernardelli Júnior, até então vice-reitor da Universidade, assumiu os trabalhos na reitoria ficando como reitor de setembro de 2013 a julho de 2014. Em cargos administrativos na Universidade, antes desse período frente a reitoria, Rinaldo atuou ainda como diretor do Centro de Ciências da Saúde da UENP, Campus de Jacarezinho, assessor de Relações Internacionais e pró-reitor de Planejamento e Avaliação da Institucional.

Reunião

Após a inauguração da nova galeria, o Conselho Universitário (CONSUNI) discutiu e aprovou as formas de atuação da Comissão Coordenadora do Processo de Revisão do Estatuto e Regimento da UENP. Conforme consta no documento aprovado, a Comissão atuará em caráter propostivo, ou seja, instaurará processo de revisão do Estatuto (e Regimento), por meio do qual deverá receber propostas de alteração, advindos de qualquer segmento da comunidade universitária ou externa. Após o período definido para o recebimento de propostas, a comissão deverá construir minutas do Estatuto e Regimento revisado da UENP para encaminhar ao Conselho Universitário para deliberação.

A reunião tratou ainda do cumprimento da Resolução nº 196/2016 da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA). O Conselho Universitário decidiu por não acatar a seguinte resolução, que estabelecia “o porcentual de 80% (oitenta por cento) do Superávit Financeiro apurado nos balanços das Unidades da Administração Indireta, dos Fundos e das Instituições de Ensino Superior a ser recolhido a conta do Tesouro Geral do Estado, até 05 de abril de 2016, para atender os programas prioritários do Poder Executivo”.

Durante a reunião, os conselheiros acompanharam breve explanação sobre a situação financeira/orçamentária da Universidade. Em outra pauta, aprovaram a concessão (em comodato) de um ônibus, que estava em processo de leilão, como sucata, à Prefeitura de Bandeirantes, que fará a manutenção do veículo, para transporte de alunos da rede municipal. Em contrapartida, o veículo também será utilizado para transporte dos acadêmicos da UENP em aulas práticas. O CONSUNI aprovou ainda a ata da reunião do dia 21 de dezembro de 2015.

Última modificação: Quinta, 31 Março 2016 10:10