UENP participa de 5º Conferência das Cidades realizada em Abatiá

Terça, 04 Junho 2013 09:18 por Assessoria de Comunicação Social

Na terça-feira (28), o vice-reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Rinaldo Bernardelli Júnior, apresentou palestra na 5º Conferência das Cidades, em Abatiá. Com o objetivo de criar um debate de questões territoriais, a conferência abriu espaço para a elaboração de propostas para o desenvolvimento do município.

Com o tema "Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já", o vice-reitor tratou de assuntos como conscientização ambiental, irresponsabilidade no trânsito e cidadania. Dividida em quatro eixos, a conferência abriu espaço para discussões sobre possíveis soluções que norteiam o tema. Participaram do evento, além da prefeita de Abatiá, Maria de Lourdes Ferraz Yamagami, o vice-prefeito, Éder Júnior de Oliveira, o presidente da Câmara, José Soares, professores e diretores de escolas, dentre outras autoridades e comunidade.

Nessa etapa foram eleitos cinco delegados que levarão as propostas elaboradas à etapa estadual e em seguida para a etapa nacional, que deverão contribuir para a construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano. Os delegados foram escolhidos por votação em plenária. São eles um representante do poder executivo, um do poder legislativo, um dos movimentos populares, um do setor dos empresários e por fim um representante de uma Organização não Governamental.

A solenidade de abertura contou com apresentação cultural do coral adulto de Abatiá.

5º Conferência das Cidades

A conferência acontece em três etapas, municipal, estadual e nacional. A etapa municipal é realizada entre o início de maio e 1º de junho. Já a etapa estadual está marcada para o mês de agosto não tem sede definida. E no período de 20 a 24 de novembro, será realizada a 5ª Conferência Nacional das Cidades, na capital Brasília. A 5º Conferência das Cidades é uma promoção da Secretaria Municipal de Educação de Abatiá.

William Bilches

Última modificação: Sexta, 29 Novembro 2013 09:52