Reitor da UENP participa de reunião da ZICOSUR

Terça, 19 Novembro 2013 15:38 por Assessoria de Comunicação Social
(Da esq. para a dir.) Rinaldo Bernardelli (UENP), Gisele Onuki (professora da UNESPAR) e Osmar Ambrósio (vice-reitor da Unicentro)    (Da esq. para a dir.) Rinaldo Bernardelli (UENP), Gisele Onuki (professora da UNESPAR) e Osmar Ambrósio (vice-reitor da Unicentro)

O reitor em exercício da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Rinaldo Bernardelli Junior, participou de reunião da rede Universitária ZICOSUR (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul), nos dias 14 e 15 de novembro, na Universidade Nacional de Itapúa (UNI), na cidade de Encarnación, no Paraguai. O evento, que reuniu reitores e dirigentes das universidades da Argentina, Paraguai, Bolívia, Chile e Brasil, discutiu, dentre outros assuntos, a mobilidade de servidores e alunos para 2014.

"A nossa ideia é abrir para o maior número possível de alunos e servidores a possibilidade do intercâmbio, mas isso depende de orçamento, tanto de quem envia, quanto de quem recebe. Os estudos este respeito estão concluídos, porém é preciso alocarmos recursos. Nós vamos correr atrás desse investimento, pois é uma dificuldade que todas as universidades estão passando", pontua. Rinaldo informa que há uma reunião agendada para abril de 2014, quando será definido o processo de mobilidade. Cada aluno poderá ficar até seis meses em intercâmbio.

A rede ZICOSUR, como salienta o reitor, busca promover o intercâmbio de professores e estudantes em pesquisas conjuntas nas instituições de ensino. Rinaldo partilha que tem um apreço muito grande pela Rede e que ela tem representado o primeiro passo da UENP no caminho da internacionalização no que diz respeito à mobilidade de docentes e, agora, de discentes.

"O slogan da ZICOSUR Universitária é: 'Globalmente Competitiva. Regionalmente, Comprometida'. Isso mostra aquilo que a gente imagina para nossa região, que é forte, que tem problemas como outras regiões, mas onde há muitas coisas boas. A ZICOSUR é uma Rede forte que acreditamos e na qual depositamos toda confiança", destaca Rinaldo.

Ele informa que, durante a reunião, foi assinado um convênio com a Associação de Universidades Grupo Montevideo, que desenvolve, dentre outras atividades, investigação científica e tecnológica, buscando a integração de seus membros com a sociedade. "Essa parceria abre um leque muito grande para todos nós. É um grupo muito forte".

Homenagem

Durante a reunião, o reitor da UENP recebeu, juntamente com o reitor da Universidade Nacional de Chilecito (Undec), Norberto Kaminoa, uma distinção do Conselho Universitário da Universidade Nacional de Itapúa, entregue pelo reitor Hildegardo González Irala. O congraçamento de visitante ilustre foi recomendado pelo Conselho Universitário da UNI, em reconhecimento às qualidades humanas, trajetória profissional e pela reconhecida capacidade acadêmica e científica dos homenageados.

"Fiquei extremamente emocionado e agradecido pela homenagem. Na abertura da reunião, havia quatro governadores, um da Argentina e três do Paraguai. Havia um cônsul brasileiro e outro Argentino. Inúmeros reitores da rede ZICOSUR e somente Norberto e eu recebemos a distinção de sermos considerados pela UNI, visitantes ilustres. Eu não esperava tamanha homenagem".

CERTIFICADO

Última modificação: Terça, 19 Novembro 2013 15:55