Reunião discute instalação do curso de Odontologia na UENP

Sexta, 21 Março 2014 11:08 por Assessoria de Comunicação Social
Reitor em exercício, Rinaldo Bernardelli Jr., durante pronunciamento em reunião organizada pelo movimento “Amigos de Jacarezinho” Reitor em exercício, Rinaldo Bernardelli Jr., durante pronunciamento em reunião organizada pelo movimento “Amigos de Jacarezinho”

O reitor em exercício da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Rinaldo Bernardelli Junior, participou, na noite de quarta-feira, 19, de reunião que discutiu a possível instalação do curso de Odontologia na Instituição. O encontro, organizado pelo movimento "Amigos de Jacarezinho", grupo de caráter apartidário, reuniu, no auditório do SEBRAE, cidadãos e autoridades da cidade. Na oportunidade, o reitor falou sobre os trâmites do projeto político pedagógico que foi apresentado à Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), em maio de 2010.

Durante a reunião, Rinaldo apresentou o projeto do curso de Odontologia, aprovado pelo Conselho Universitário da UENP, e ressaltou que a instituição tem condições de abrigar a graduação, no primeiro ano, sem custos ao Estado, pois dispõe de professores e de um Centro de Ciências da Saúde (CCS), e de um Campus, com laboratórios e salas de aulas. "Docentes do curso de áreas afins, a UENP já tem. O custo que se terá é de uma adaptação, e isso facilita o processo, pois não temos de começar do Zero", pontua o reitor.

Rinaldo salienta que o que deverá facilitar ainda mais a aprovação do curso para a Universidade são as possibilidades de convênios e parcerias. "Caso seja aprovado Odontologia na UENP, o curso vem em parceria com o CISNORPI. Somando-se a isso, podemos ainda pleitear um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO tipo 3), que é um programa do Governo Federal, que disponibiliza oito ou mais cadeiras (de pacientes) para estabelecimentos de saúde". O reitor destaca ainda a possibilidade de parceria com a Prefeitura de Jacarezinho e outras entidades como a Associação Brasileira de Odontologia.

Na reunião, foi lançado um adesivo, que esta sendo distribuído na cidade, com o escrito: "Movimento em prol da Faculdade de Odontologia 2014: Para fortalecer a UENP e o Norte Pioneiro". Na manhã de ontem (20/03), o grupo "Amigos de Jacarezinho" divulgou um texto intitulado: "Carta Aberta em Defesa do Desenvolvimento do Norte Pioneiro do Paraná, pelo fortalecimento da UENP com a Implantação do Curso de Odontologia na Cidade de Jacarezinho", por meio do qual se destaca, dentre outros pontos, a importância da UENP para a qualidade de vida da população do Norte do Estado.

Por meio da carta, os membros do grupo salientam que serão enormes os ganhos para toda a região com o curso de Odontologia. "Serão ao menos 43 municípios que terão, gratuitamente, atendimento odontológico de qualidade, restabelecendo, para muitos, a dignidade e a autoestima. A parceria com o CISNORPI e com a Santa Casa de Misericórdia de Jacarezinho trará condições para que atendimentos agendados e de emergência possam ser realizados sem a necessidade de esperas angustiantes e deslocamentos emergenciais desnecessários", frisa o texto.

Em reunião realizada na sede da Amunorpi na manhã de ontem, todos os prefeitos que integram a Associação assinaram apoio ao projeto que será levado ao governador Beto Richa em reunião a ser agendada ainda este mês. Participam da comissão formada por membros da sociedade jacarezinhenses: dom Antonio Benevente, bispo da diocese de Jacarezinho; Augusto Foggiato, dentista e membro do Rotary Club; Onésimo Locatelli, da loja maçônica; Fabiano Saad, vereador; Elson Luiz de Almeida, da Associação Brasileira de Odontologia; Felipe Sczepanski, da CISNORPI; e João Teodoro, da rádio Educadora.

Última modificação: Sexta, 21 Março 2014 11:17