Universidade apoia projeto ‘Pilares de Cícero’

Segunda, 14 Julho 2014 10:15 por Assessoria de Comunicação Social
Reitor em exercício Rinaldo Bernardelli recebe equipe do “Pilares de Cícero”; ação se  baseia no Código Profissional Fisioterápico Reitor em exercício Rinaldo Bernardelli recebe equipe do “Pilares de Cícero”; ação se baseia no Código Profissional Fisioterápico

Durante uma reunião realizada na última semana, foi apresentado ao reitor em exercício da UENP, Rinaldo Bernardelli Junior, o projeto "Pilares de Cícero", ação baseada no Código Profissional Fisioterápico do Brasil, que visa valorizar o fisioterapeuta, assim como efetivar normas já existentes no código de ética da classe, tanto para os que já atuam na área quanto para aqueles em formação. Na reunião, acordou-se uma parceria com a Universidade que deverá contribuir na divulgação do projeto que busca uma projeção nacional.

O idealizador, doutor Natanael Cícero da Silva, Fisioterapeuta Osteopata, pontua que a ação foi pensada e editada, buscando melhorar a atuação do fisioterapeuta no país. Ele pondera que a competência que o projeto enfatiza já existe no código de ética profissional fisioterapeutico, mas que não é executado pela classe e da mesma forma desconhecido pela população.

Natanael explica que o projeto é edificado sobre três pilares: Setor de Disfunções Corporais, Fisioterapeuta Funcionalista e Componentes Investigativos. "O componente estrutural do projeto propõe a criação de um espaço, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) de todo o país, para o fisioterapeuta funcionalista profissional destinado a consulta fisioterápica inicial destinada à detecção do mal funcional e seu tratamento", salienta.

Natanael frisa que "O projeto não coloca um novo perfil de ação profissional da classe, pelo contrário, vem extrair, exteriorizar direitos e deveres de uma legislação vigente na qual constam preceitos de atuação extremamente valorosos e imprescindíveis para o reconhecimento inquestionável da importância social que a fisioterapia exerce no cenário geral da saúde".

O reitor em exercício, Rinaldo Bernardelli, acentua: "Considero a iniciativa louvável, uma vez que isso só vem a fortalecer a classe dos fisioterapeutas. Tudo que existe nesse projeto, que é de um ex-aluno da UENP, está previsto no código de ética da profissão. Dessa forma, os "Pilares de Cícero" buscam colocar em prática aquilo que prevê o código e, por isso, acredito que possa frutificar e trazer o reconhecimento que a profissão merece".

Participaram da reunião, além do reitor e de Natanael, as orientadoras de saúde: ÉriKa Mathias (pós-graduanda em Gestão de Saúde), Sara Nicacia de Souza e Ledyevi Stati. O "Pilares de Cícero" conta ainda com o apoio da empresa DC Saúde Funcional Humana – Centro da Coluna e Articulações. Nesta quinta, 17, Natanael se reunirá com o presidente do Conselho Estadual de Fisioterapia do Paraná (Crefito), Abdo Zeghbi, para expor e formalizar o projeto em forma de Lei Estadual aos fisioterapeutas e, sequencialmente, elevar ao Conselho Federal da profissão, criando assim uma legislação nacional para a Fisioterapia.

Última modificação: Segunda, 14 Julho 2014 10:34