UENP participa do 56º Fórum de Reitores da ABRUEM

Segunda, 08 Junho 2015 10:46 por Assessoria de Comunicação Social

A reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, participou do 56º Fórum da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), realizada de 27 a 30 de maio, no Rio de Janeiro. O evento, que contou com palestras, mesas redondas e reuniões de trabalho, trouxe como tema central "Ciência Tecnologia e Inovação: desafios perspectivas no contexto atual". O Fórum reuniu, além dos associados à Abruem, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e o Centro Universitário da Zona Norte (UEZO).

No primeiro dia de atividades do Fórum, foram realizadas as palestras: "Ciência, Tecnologia e Inovação: desafios e perspectivas no contexto atual", por Joel Weiss; "Linhas de apoio à inovação nas ICTs e nas Empresas pelas FAPs", por Gustavo Tutuca, secretario de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do RJ; "A importância de um novo marco legal em CT&I", por Gesil Sampaio Amarante; "A interação das universidades com empresas inovadoras", por Roberto Nicolsky.

A programação contou ainda com a reunião do Conselho Pleno da Abruem, que realizou a renovação do Termo de Adesão com o Banco Santander, que oferece bolsas de estudo em universidades fora do país. O programa visa contribuir através do intercâmbio de estudantes de graduação de instituições de ensino brasileiras, portuguesas, espanholas, argentinas, chilenas, colombianas, mexicanas, peruanas, porto-riquenhas e uruguaias para incrementar a qualidade da formação dos alunos das instituições de ensino participantes.

O fórum, na sexta-feira, 29, trouxe para a discussão os temas 'Parceria ABRUEM-INTERCOM na América Latina: potencialidades e desafios'; 'Avaliação de Professores: Experiência das Universidades Portuguesas'; 'Panorama Inicial da Evasão nas IES filiadas à ABRUEM'; e 'Experiências das IES da ABRUEM – Inovação, Ciência e Tecnologia'.

Para a reitora da UENP, a 56º edição do Fórum da Abruem foi uma grande oportunidade para se conhecer e divulgar ainda mais os trabalhos realizados pelas universidades na área de Ciência e tecnologia. "O Fórum permitiu-nos ampliar o conhecimento em relação à Ciência e Tecnologia produzida pelas universidades associadas à Abruem. Com ações como essa e com a luta por captação de recursos da Abruem, buscamos fortalecer estes espaços dentro das universidades", salienta Fátima. "A Reitoria da UENP tem buscado garantir uma participação cada vez mais significativa junto à ABRUEM por entender a importância dessa instância para fortalecer suas áreas de atuação", salienta a reitora.

Última modificação: Segunda, 08 Junho 2015 15:28