Norte Pioneiro ganha mostra de teatro

Quarta, 24 Agosto 2022 16:24 por Assessoria de Comunicação Social
O espetáculo “AM 950 - Rádio Doçura”, do Grupo Paiol (foto), será uma das atrações da Conexão EnCena O espetáculo “AM 950 - Rádio Doçura”, do Grupo Paiol (foto), será uma das atrações da Conexão EnCena

Cinco municípios do Norte Pioneiro do Paraná receberão, entre 24 de agosto e 12 de setembro, a primeira edição do Conexão EnCena: Mostra de Teatro do Norte do Paraná. Por meio do Programa de Desenvolvimento da Cultura da UENP, o Grupo Paiol Cia de Teatro e os alunos da Turma 2 do curso de Teatro do Instituto Federal (CJ) levarão, respectivamente, as pesquisas cênicas “AM-950 Rádio Doçura” e “Aurora da minha vida” aos municípios de Bandeirantes, Cornélio Procópio, Guapirama, Santa Mariana e Jacarezinho.

A programação da Mostra terá início nesta quarta-feira, dia 24 de agosto, em Jacarezinho, com a apresentação de “Autora da minha vida”, às 20h, no Parque Universitário da UENP. No dia 1º de setembro, o Grupo Paiol se apresentará, às 10h, no Campus Luiz Meneghel da UENP, em Bandeirantes; e, às 19h, em Cornélio Procópio, no Campus Universitário. O mesmo grupo se apresentará no dia 9 de setembro, às 20h, no Clube Municipal da cidade de Guapirama. A circulação do Grupo Paiol com “AM 950 - Rádio Doçura” termina com rodada dupla no município de Santa Mariana. No dia 11 de setembro, às 19h30, o a Cia se apresentará no distrito Quinzópolis. No dia 12, no mesmo horário, no Espaço Cultura da cidade.

Segundo a organização, a Mostra Conexão EnCena visa contribuir com o processo de formação de plateia; promover a manutenção de espaços e equipamentos culturais; promover a manutenção de grupos instalados na região e movimentar a cena cultural da região. Os espetáculos são gratuitos e ocorrerão em espaços públicos abertos a toda a comunidade.

Programa de Desenvolvimento da Cultura

A Universidade Estadual do Norte do Paraná, por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, lançou, no ano de 2021, o Programa de Desenvolvimento da Cultura da Região Norte do Paraná, que objetiva, dentre outros importantes aspectos: auxiliar o setor público na implementação de políticas públicas para a cultura que garantam a fruição e continuidade de projetos e programas culturais; fomentar a produção, circulação e recepção artística regional e movimentar a economia criativa local; potencializar a formação de público e o desenvolvimento de hábitos culturais por parte da população da região; impulsionar o turismo regional por meio da proposição de estratégias de fomento aos bens patrimoniais do Norte Pioneiro. Na mesma direção, o Programa tem como público-alvo os artistas, fazedores e trabalhadores da cultura da região Norte do Paraná e dos municípios participantes do Projeto Angra Doce.

Última modificação: Sexta, 09 Setembro 2022 15:53