Barra do Jacaré realiza 5ª Conferência das Cidades

Quarta, 29 Mai 2013 09:48 por Assessoria de Comunicação Social

O vice-reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Rinaldo Bernardelli Júnior, realizou palestra da 5º Conferência das Cidades, etapa municipal, de Barra do Jacaré, na segunda-feira (27/05), no auditório do centro de eventos do município. Com o tema "Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já", Bernadelli tratou de assuntos como conscientização ambiental, irresponsabilidade no trânsito e cidadania.

Com o objetivo de criar um debate de questões territoriais, a etapa municipal abriu espaço para a elaboração de propostas para o desenvolvimento do município. Nessa etapa foram eleitos delegados que levarão as propostas elaboradas à etapa estadual e em seguida para a etapa nacional, que deverão contribuir para a construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano.

O prefeito de Barra do Jacaré, Edimar de Freitas Alboneti, salienta que a conferência é algo muito importante para todos os municípios e, em especial, para a Barra do Jacaré. "Neste dia de hoje, discutimos juntos, Município, comunidade e Universidade, para indicarmos o que poderemos fazer para melhorar a qualidade de vida em nossa cidade", pontua. Ele acentua ainda que "É por meio de uma conferência como esta que podemos direcionar projetos e trabalhos a serem feitos, pensando sobretudo em conscientizar sobre a dimensão da cidadania".

Participaram do evento ainda a vice-prefeita do município, Edna dos Santos Inferdes, a primeira-dama Elenice Dutra Albonetti, os vereadores Adalberto de Freitas Aguiar, Alexander Augusto Nascimento, Alton Aguiar Matta, e a secretárias municipais de Educação, Alcia Tironi, de Assistência Social, Alda Maria Aguiar Cruz, e a diretora do CMEI, Neuza pereira Dutra, dentre outras autoridades e comunidade.

5º Conferência das Cidades

A conferência acontece em três etapas, municipal, estadual e nacional. A etapa municipal é realizada entre o início de maio e 1º de junho. Já a etapa estadual está marcada para o mês de agosto em Foz do Iguaçu. E no período de 20 a 24 de novembro, será realizada a 5ª Conferência Nacional das Cidades, na capital Brasília.

William Bilches

Última modificação: Sexta, 29 Novembro 2013 09:55