Cidades do Norte Pioneiro realizam 5ª Conferência das Cidades

Segunda, 10 Junho 2013 09:57 por Assessoria de Comunicação Social

O vice-reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Rinaldo Bernardelli Junior, realizou palestra, nos dois últimos meses, nos municípios de Andirá, Barra do Jacaré, Abatiá e Cambará, pela 5º Conferência das Cidades. Convidado pelas Prefeituras, o vice-reitor esteve em cada Conferência representando a UENP com a palestra temática: "Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já". Rinaldo tratou de assuntos como conscientização ambiental, irresponsabilidade no trânsito e cidadania.

Dividida em quatro eixos, a conferência abriu espaço para discussões sobre possíveis soluções que norteiam o tema. Os eventos realizados em dias distintos, contaram com a presença dos prefeitos, vereadores e autoridades municipais. O vice-reitor acentua que a participação nas conferências realizadas pelas cidades possibilitou uma aproximação da Universidade com os municípios da região. "Participar desse momento de discussão sobre os rumos que queremos dar para as cidades do Norte Pioneiro foi muito importante para pensarmos juntos soluções viáveis para uma vida melhor daqueles que moram aqui", destacou. Ele acentuou ainda que "Esse foi um momento para levarmos também o nome da Universidade até essas cidades, colocando-a à disposição para os trabalhos que visam também ao desenvolvimento regional".

O último compromisso do vice-reitor aconteceu na segunda-feira (03/06), em Cambará. O prefeito do município, João Mattar Olivato, acentuou que "Este foi um momento para refletirmos sobre o que podemos fazer para melhorar nossa cidade, melhorar a qualidade de vida do nosso povo". O prefeito, durante sua fala, agradeceu a presença e a disponibilidade do vice-reitor e lembrou a morte do pai dele, o senhor Rinaldo Bernardelli, na semana anterior, e finalizou: "Nosso objetivo é fazer deste município um lugar melhor para se viver".

De cada cidade, nessa etapa, foram eleitos cinco delegados que levarão as propostas elaboradas à etapa estadual e, em seguida, para a etapa nacional, que deverão contribuir para a construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano. Os delegados foram escolhidos por votação em plenária. São eles: um representante do poder executivo, um do poder legislativo, um dos movimentos populares, um do setor dos empresários e por fim um representante de uma Organização não Governamental.

Última modificação: Segunda, 10 Junho 2013 12:02