UENP terá bibliotecas informatizadas em 2014

Quarta, 13 Novembro 2013 09:45 por Assessoria de Comunicação Social
(Da esq. para a dir.) Rogério de Souza, Ana Maria, Andressa Bonfim, Rogério Matsui e Rinaldo Bernardelli, durante reunião na reitoria (Da esq. para a dir.) Rogério de Souza, Ana Maria, Andressa Bonfim, Rogério Matsui e Rinaldo Bernardelli, durante reunião na reitoria

Com o objetivo de fornecer atendimento rápido e preciso aos usuários, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) utilizará, a partir de 2014, o Gnuteca, sistema para automação de todos os processos de uma biblioteca. Na segunda-feira, 11, o reitor em exercício da UENP, Rinaldo Bernardelli Júnior, reuniu-se com coordenadores das bibliotecas da Universidade para discutir o processo de organização e gerenciamento on-line do acervo. Os trabalhos terão início no próximo mês.

Segundo Bernardelli, algumas bibliotecas devem começar a usar o sistema Gnuteca no início do próximo ano. "No primeiro dia letivo de 2014, a maioria das bibliotecas da Universidade já estará informatizada", garante. Três bibliotecárias da UENP estarão à frente da iniciativa. Andressa Bonfim, Ana Maria Furlani e Juliana Jacob coordenarão uma força tarefa para a organização dos livros das bibliotecas do Campus de Jacarezinho.

As bibliotecas do Campus Luiz Meneghel (CLM), de Bandeirantes, e do Campus de Cornélio Procópio, já passaram pela migração de dados no novo sistema. "Sabemos que as bibliotecas precisam ser fortalecidas. As bibliotecas da UENP são nosso ponto frágil. Há um questionamento muito grande por parte de alunos, professores e funcionários", acentua o reitor.

Andressa Bonfim, bibliotecária do CLM, informa que será realizado todo o processamento técnico de livro por livro, inclusive, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/CJ), onde será feita a automatização do sistema novo. Ela entende que essa iniciativa é uma expectativa para toda a Universidade. "Queremos todo o acervo online, para melhor atender nossos alunos e funcionários", ressalta.

O objetivo é facilitar o acesso dos alunos, professores e funcionários. Andressa conta que o público, atualmente, não consegue ter acesso ao catálogo amplo de livros disponíveis na Universidade. "Esse sistema que utilizamos é muito antigo, por isso adotamos esse nosso sistema", comenta. O reitor Rinaldo Bernardelli explica a preocupação com a informatização. "É uma atenção especial que nós estamos dando para as bibliotecas, porque sabemos da importância que tem para os usuários".

Gnuteca

O Gnuteca respeita os padrões mais conhecidos e utilizados nas bibliotecas, como o ISIS (Unesco) e o MARC21 (LOC - Library Of Congress). Por ter sido desenvolvido dentro de um ambiente CDS/ISIS, o Gnuteca prevê a fácil migração de acervos deste tipo, além de vários outros bancos de dados. Pode ser utilizado tanto na gestão de pequenos acervos, como para acervos de mais de 200 mil exemplares. Por ser um software livre e utilizar como base apenas outros softwares livres, não há limite no número de estações de atendimento, ilhas para consulta ou acesso através da Internet.

William Bilches

Última modificação: Quarta, 13 Novembro 2013 10:51