Reitor da UENP participa de reunião no MEC

Sexta, 21 Fevereiro 2014 14:57 por Assessoria de Comunicação Social
Audiência com o presidente do Conselho Nacional de Educação, José Fernandes de  Lima, e demais reitores da Abruem em Brasília Audiência com o presidente do Conselho Nacional de Educação, José Fernandes de Lima, e demais reitores da Abruem em Brasília

O reitor em exercício da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Rinaldo Bernardelli Junior, participou, na quinta-feira, 20, de reunião, no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, com a coordenadora geral de Projetos Especiais para Graduação, Lilian Carvalho do Nascimento.

Conforme salienta o reitor, a reunião aconteceu com o objetivo de buscar subsídios para apresentar aos Conselhos Superiores da UENP a possível adesão parcial ao SISU - Sistema de Seleção Unificado – e ao PNAEST - Programa Nacional de Assistência Estudantil. "Nós temos a preocupação em atender as necessidades dos estudantes, e estamos buscando viabilizar tais ações no intuito de oferecer o melhor para eles", salientou o reitor.

Dentre outros compromissos oficiais em Brasília, Rinaldo participou de audiência, no dia 19, com o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), José Fernandes de Lima, e reitores da Abruem - Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, na sede do CNE, momento em que se discutiu assuntos de interesse das instituições como financiamento a universidades estaduais e municipais por meio de um fundo federal. No mesmo dia, participou de reunião administrativa da Abruem na sede da Instituição.

A reunião contou com a presença dos representantes da Embaixada da França no Brasil, Jean-Paul Rebaud, Conselheiro de Cooperação e Ação Cultural, e Eric Bourland - da Ciência e Tecnologia, para tratar da viagem internacional da Abruem para a França, que se realizará no período de 26 de maio a 06 de junho de 2014, período em que visitará instituições de ensino nas cidades de Bordeaux, Toulouse, Lyon e Paris.

SISU E PNAEST

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Já o PNAEST é uma Política de Estado que tem por objetivo, diminuir as desigualdades sociais promovendo a inclusão social de alunos prioritariamente da rede pública de educação básica ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio nas Universidades Federais. As ações de assistência estudantil do PNAES são desenvolvidas nas seguintes áreas: moradia estudantil, alimentação, transporte, atenção à saúde, Inclusão digital, cultura, esporte, dentre outras.