Reitor em exercício da UENP participa de reunião da rede ZICOSUR Universitária

Terça, 15 Abril 2014 10:28 por Assessoria de Comunicação Social
Rinaldo Bernardelli Junior, reitor em exercício da UENP, assina acordo de cooperação técnico-científico em reunião da rede ZICOSUR Rinaldo Bernardelli Junior, reitor em exercício da UENP, assina acordo de cooperação técnico-científico em reunião da rede ZICOSUR

O reitor em exercício da UENP, Rinaldo Bernardelli Junior, participou, na última semana, da reunião dos reitores de 31 universidades de cinco países sulamericanos (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile e Paraguai) pertencentes à rede ZICOSUR Universitária (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul). O evento, realizado pela primeira vez no Brasil, na cidade de Guarapuava – PR, tratou de assuntos políticos de interesse comuns às instituições para a promoção do ensino superior e do desenvolvimento da região de abrangência das universidades.

Durante o encontro, foram realizadas parcerias como a firmada pela Apiesp (Associação Paranaense de Instituições de Ensino Superior Públicas) e pela AUPP (Associação de Universidades Públicas do Paraguai). O acordo de cooperação técnico-científico tem como objetivos potencializar a educação superior universitária e promover o desenvolvimento das duas regiões. Para isso, as instituições de ensino superior associadas às duas instituições se comprometeram a realizar cursos de capacitação, conferências e seminários planejados e coordenados conjuntamente; desenvolver projetos de pesquisa conjuntos; prestar assessoramento recíproco; e oferecer aos docentes, dicentes e técnicos oportunidades de intercâmbio.

Pela Apiesp, serão beneficiadas, com o acordo de cooperação, as universidades estaduais do Norte do Paraná (UENP), de Londrina (UEL), Maringá (UEM), do Oeste (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), de Ponta Grosa (UEPG), e do Paraná (Unespar). Já pela AUPP, participam as universidades nacionais de Concepcion, de Pilar, Del Est, De Assuncion e de Itapua. A reunião, que aconteceu pela primeira vez no Brasil, já tinha acontecido na Argentina, na Bolívia e no Paraguai. A professora Eliane Segati Rios Registro, coordenadora geral do programa Ciência Sem Fronteira na UENP, também participou do evento.

A Rede de Universidades da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (ZICOSUR) foi criada em 2008 a partir de um protocolo de intenções promovido pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e efetivado entre o grupo de Universidades del Norte Grande Argentino e Universidades Estaduais do Paraná. O propósito central desse protocolo é o de desenvolver programas e projetos que tenham impacto positivo na região por intermédio da promoção de atividades acadêmicas, científico-tecnológicas e culturais a favor do desenvolvimento socioeconômico.

Com informações da Unicentro

Última modificação: Terça, 15 Abril 2014 12:01