Reitor em exercício da UENP participa de reunião no Paraguai

Terça, 01 Julho 2014 10:23 por Assessoria de Comunicação Social

O reitor em exercício da UENP, Rinaldo Bernardelli Junior, participou, na sexta-feira, 27, em Cidade de Leste, no Paraguai, de reunião da Associação Paranaense de Instituições de Ensino Superior Público (APIESP) e da Associação de Universidades Públicas do Paraguai (AUPP), que teve como objetivo estabelecer termos de cooperação entre as instituições componentes dessas associações, com o intuito de fomentar ações de desenvolvimento em suas respectivas regiões de atuação.

Durante o evento, o reitor Rinaldo Bernardelli fez uma breve apresentação de aspectos gerais da UENP, assim como os demais reitores visitantes das universidades paranaenses. Numa próxima reunião, os reitores das universidades paraguaias farão o mesmo, processo que busca a integração e intercâmbio de experiências entre as instituições. O processo busca ainda incrementar o intercâmbio entre professores e alunos e abrir um canal que privilegie o estabelecimento de parcerias futuras entre as IES.

Esta é a primeira reunião após o acordo de cooperação assinado entre os dois grupos, na última reunião da rede Universidade ZICOSUR. Com o evento, salienta o reitor da UENP, materializou-se a intenção de intercambio que havia sido firmado há alguns meses. O presidente da Associação de Universidades Públicas do Paraguai, Mariano Adolfo Pacher, destacou a importância deste momento e disse que o acordo permitirá que as instituições nacionais de Ensino Superior do Paraguai partilhem experiências com instituições do Paraná.

No evento, houve ainda um momento de entrega de menções especiais para os reitores brasileiros e seus representantes. As IES participantes fazem parte da rede de Universidades da Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul (Zicosur), organização criada em 2008 e que reúne instituições públicas de ensino superior da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile e Paraguai.