APRESENTAÇÃO
O curso de Ciências Biológicas – por meio de um currículo abrangente e integrado, com visão generalista de todos os níveis de organização biológica – tem como objetivo formar biólogos e profissionais que se dediquem ao ensino e à pesquisa, capacitados a tratar os problemas ambientais de maneira integrada, atuando na preservação e no monitoramento dos ecossistemas, assumindo um caráter essencialmente holístico.
CAMPOS DE ATUAÇÃO
1 Magistério: ciências, no ensino fundamental;biologia, no ensino médio;sub-áreas da biologia, no ensino superior.
2 Pesquisa: elaboração, coordenação e execução de projetos de pesquisa.
3 Prestação de serviços à comunidade: orientação, assessoramento e prestação de consultorias a empresas, fundações, autarquias, sociedades e associações de classe;realização de exames, perícias, emissão e assinatura de laudos técnicos e pareceres.
É necessário que, além da Biologia, este profissional conheça a realidade sociocultural do país e de sua região em particular para que o ensino dessa Ciência e os resultados das pesquisas biológicas sejam aproveitados e aplicados. O biólogo deve desenvolver o raciocínio científico e o espírito crítico integrados à natureza e à cultura de seu povo.
PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO
O graduado em Ciências Biológicas deverá possuir formação básica, ampla e sólida, crítica e criativa, com adequada fundamentação teórico-prática que inclua o conhecimento profundo da diversidade biológica, a organização do nível macro ao microscópico, sua história e relações filogenéticas, padrões de distribuição e relações com o ambiente.
Deve-se salientar ainda, que o biólogo licenciado deve apropriar-se de conhecimento científico adequado a sua profissionalização, para que possa atuar no ensino de Ciências Biológicas no Ensino Fundamental e Médio, incluindo também amplos conhecimentos em métodos e técnicas de trabalho pedagógico. Assim, além do saber científico em Ciências Biológicas, o licenciado deverá, mediante integralização do currículo, dominar amplamente o saber fazer de profissional da educação, bem como do profissional Biólogo.
Deve também, ser capaz de compreender o processo histórico de construção do conhecimento na área de biologia, no que diz respeito a conceitos, princípios e teoria, bem como a compreensão do significado das Ciências Biológicas para a sociedade e da sua responsabilidade como educador nos vários contextos de sua atuação profissional, e mostrar-se um cidadão cientificamente educado, capaz de fazer uma leitura crítica da realidade, percebendo que as condições de vida não dependem só das causas biológicas, mas também das questões sociais, políticas e econômicas.
O licenciado em biologia deve ser comprometido com os resultados de sua atuação; ser um profissional consciente, preocupado e comprometido com os objetivos da educação, com a prática educativa em seus vários momentos e fazer pedagógicos, com a produção do conhecimento e com a formação da educação cientifica.
O Licenciado em Biologia deve estar apto a atuar na pesquisa científica básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas; bem como para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas visando o desenvolvimento de projetos. O Licenciado em Ciências Biológicas também deve estar preparado para atuar no Ensino Superior.
Em suma, o biólogo licenciado deve estar preparado para a atuação como produtor e divulgador do conhecimento; deve também ser educador e formador de opinião, bem como cidadão responsável e atuante na preservação e conservação do meio onde vive.
PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
MATRIZ CURRICULAR - LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
EMENTAS E OBJETIVOS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
HORÁRIOS DE AULAS
Documento em formato PDF: Ciências Biológicas (110.55 kB)
Coordenador – Augusto Seawright Zanatta
Vice-Coordenador – Lucken Lucas
Coordenador de Estágio – Carlos Eduardo Gonçalves Aggio
Representantes docentes:
Lindalva Pereira
Emanuele Julio Galvão de França
Rodrigo de Souza Poletto
Representante discente:
Barbara Lopes da Rocha