As atividades de pesquisa do programa de mestrado em agronomia estarão vinculadas aos seguintes projetos de pesquisa:

1) - DIAGNÓSTICO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL DE BACIAS HIDROGRÁFICAS.

- Linha de Pesquisa: Produção Agropecuária Sustentável

- Descrição do Projeto: As necessidades de aumento de produção e de acomodação da população tem provocando mudanças e conflitos no uso das terras, determinando a necessidade de se identificar estratégias e diretrizes que equilibrem os diferentes interesses que regem a ocupação do espaço. A bacia hidrográfica é considerada nos aspectos ambiental e legal a unidade ideal de planejamento. O objetivo deste projeto é possibilitar estudos em diferentes bacias e subacias hidrográficas para fins de diagnóstico ambiental, avaliar as potencialidades, identificar os processos de degradação dos recursos naturais. Montar um banco de dados espaciais da bacia e através de técnicas de geoprocessamento, álgebra de mapas e análise espacial, subsidiar estratégias e planos de ação privada e pública para a mitigação destes processos e os de desenvolvimento regional.

- Docentes Participantes do Projeto: Teresinha Esteves da Silveira Reis, Luiz Carlos Reis e Cristiano Medri.

 

2) - PROTEÇÃO DE PLANTAS.

- Linha de Pesquisa : Sanidade Vegetal

- Descrição do Projeto: A proposta do projeto é atender as atividades de pesquisa relacionadas ao manejo de pragas, doenças e plantas daninhas, com o estabelecimento de padrões de qualidade na eficiência de controle destes agentes de danos, assim como na otimização do uso dos agroquímicos pela redução de aplicações e das perdas, com vistas à sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

- Docentes Participantes do Projeto: João Pereira Torres, Maria Aparecida Fonseca Sorace, Jael Simões Rando, Cristina Batista Lima, Marco Antonio Gandolfo, Viviane Sandra Alves, Danielle Gregório da Silva.

 

3) - AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE OLEAGINOSAS E CEREAIS A CAMPO, CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS, TIPOS DE PROCESSAMENTOS E FORMAS DE UTILIZAÇÃO NA NUTRIÇÃO DE MONOGÁSTRICOS E RUMINANTES.

- Linha de Pesquisa : Produção Agropecuária Sustentável

- Descrição do Projeto: O projeto visa avaliar diferentes materiais genéticos quanto às características produtivas nas condições edafoclimáticas da região norte do Paraná, bem como características nutricionais e tipos de processamentos, para que sejam utilizados na nutrição animal.

- Docentes Participantes do Projeto: Petrônio Porto Pinheiro, Marcos Alves da Silva , Marcelo Alves da Silva, Erika Cosendey Toledo de Mello Peixoto.

 

4) - IMPACTO DAS FORRAGEIRAS NA PRODUTIVIDADE AGROPECUÁRIA NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ.

- Linha de Pesquisa : Produção Agropecuária Sustentável

- Descrição do Projeto: O projeto visa identificar as forrageiras que melhor se adaptam as condições edafoclimáticas da região, tanto quanto a produtividade quanto qualidade, bem como formas de trabalhar no sistema de produção a pasto (monocultura, consorciação gramínea x leguminosa e sistemas integrados de produção) e os efeitos desses sistemas nas características biológicas, físicas e químicas do solo.

- Docentes Participantes do Projeto: Petrônio Porto Pinheiro, Marcos Alves da Silva , Marcelo Alves da Silva.

 

5) - MONITORAMENTO DAS PROPRIEDADES DO SOLO EM DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO.

- Linha de Pesquisa : Produção Agropecuária Sustentável

- Descrição do Projeto: Aspectos ligados às questões ambientais, com destaque para o manejo incorreto dos solos agrícolas, aliada a exigência da análise física do solo para contratação do Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária), a partir de 2008 foram intensificados os estudos de coleta de solo para fins de caracterização das propriedades físicas, a importância de diagnosticar a sua fertilidade e sua qualidade microbiológica e considerando as questões governamentais de incentivo a pesquisa nas culturas com potencialidade para o biocombustível. O objetivo será avaliar as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo em diferentes sistemas de manejo, cultivado com culturas potencialmente utilizadas como biocombustível.

- Docentes Participantes do Projeto: Ana Maria Conte e Castro e Teresinha Esteves da Silveira Reis.

 

6) – Eficiência produtiva e segurança alimentar: utilização de plantas medicinais e bioterápicos para sustentabilidade da sanidade na produção animal orgânica.

- Linha de Pesquisa : Produção Agropecuária Sustentável

- Descrição do Projeto: A produção animal e de derivados é de grande importância para o agronegócio brasileiro. A demanda por produtos naturais cresce a cada ano. Mudanças nos conceitos de produção exigem que os alimentos sejam produzidos em condições higiênicas, por animais sadios e que não estejam eliminando resíduos de antibióticos ou de outras drogas. A crescente busca por terapias naturais vem sendo observada por estar em consonância com um mercado consumidor cada vez mais exigente quanto à inocuidade dos alimentos. Dessa forma, objetiva-se avaliar diferentes plantas medicinais e bioterápicos na manutenção e controle da sanidade animal.

- Docentes Participantes do Projeto: Erika Cosendey Toledo de Mello Peixoto, Petrônio Porto Pinheiro, Marcos Alves da Silva , Marcelo Alves da Silva.