Instituto apresenta plataforma de gestão da informação na Seti

Quarta, 22 Outubro 2014 16:11 por Assessoria de Comunicação Social

Em uma reunião na manhã de terça-feira, 21, na Seti, com os reitores e representantes das universidades estaduais, Tecpar, Fundação Araucária e da secretaria, a equipe do instituto Stela apresentou a plataforma de gestão estratégica de informação, Experta, que atualmente já é utilizada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste.

Trata-se de um serviço que funciona como uma espécie de gestão e banco de dados, no qual cada instituição abasteceria com todas as suas informações e seria possível pesquisar por diferentes tipos de filtros, qualquer dado das instituições, pesquisadores e cursos. O sistema também consegue cruzar os dados e transformá-los em planilhas e gráficos.

Os reitores e o secretário, João Carlos Gomes, apresentaram alguns questionamentos sobre a funcionalidade e utilidade para as instituições. Com o sistema seria possível, desde localizar pessoas e em que área ou com que temática trabalham, até gerar relatórios de produção científica, perfis de projetos e grupos de pesquisas. Para o secretário, o Experta seria uma importante ferramenta para as atividades diárias tanto das universidades e instituições, quanto da Seti; além de possibilitar a integração dos bancos de dados em um único sistema que seria administrado pela secretaria. "É um serviço que pode nos ajudar em muitas atividades, além de otimizar a busca de dados atualizados necessários na nossa rotina diária. Continuamos analisando as propostas apresentadas pelo Instituto Stela para uma possível contratação do serviço", explicou o secretário.

No momento, o instituto desenvolve um módulo para que a plataforma possibilite também fazer uma simulação da avaliação dos cursos das instituições de ensino superior, realizada atualmente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nìvel Superior (CAPES).

Instituto

O Instituto Stela é uma organização privada sem fins econômicos dedicada à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação de soluções em engenharia e gestão estratégica de informação e conhecimento. Seus clientes são instituições públicas e privadas, e também entidades do terceiro setor.

Com gênese universitária, o Stela iniciou sua trajetória em 1994. De lá para cá, teve participações importantes em âmbito brasileiro, principalmente na concepção e no desenvolvimento de projetos de governo eletrônico, nas áreas de ciência, tecnologia e inovação (MCTI), meio ambiente (MMA), licenciamento ambiental (ANP), saúde (OPAS), vigilância sanitária (ANVISA), educação superior (INEP), entre outras. É mundialmente conhecido pelo desenvolvimento da Plataforma Lattes do CNPq, uma das maiores bases de registro da atividade científica em nosso país.