Universidade participa de 5º Conferência da cidade de Andirá

Sexta, 17 Mai 2013 12:10 por Assessoria de Comunicação Social

O vice-reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Rinaldo Bernadelli Júnior, representou a Instituição na 5º Conferência das Cidades, etapa municipal, de Andirá, realizada na sexta-feira (10/05), na casa da Amizade do Rotary Clube do município. Na oportunidade, Bernadelli apresentou a palestra sobre o tema da conferência "Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já". Assuntos como cidadania, conscientização ambiental, irresponsabilidade no trânsito foram tratados pelo vice-reitor que discutirá sobre o tema também nos municípios de Barra do Jacaré, no dia 27 de maio, e em Abatiá, dia 28.

O evento reuniu autoridades como o prefeito de Andirá, José Ronaldo Xavier, a secretária de Ação Social e presidente do Provopar, Ana Lúcia dos Santos Xavier, o presidente da Câmara Municipal, José Odair Bonacim; do coordenador da conferência, Reginaldo de Souza, dentre outros.

Reginaldo de Souza, coordenador da conferência na cidade de Andirá, enalteceu a presença de todos, abrindo oficialmente o evento que debateu políticas de desenvolvimento urbano relacionadas a moradia digna, mobilidade, saneamento e planejamento urbano. O diretor do Departamento municipal de Água e Esgoto (Demae), Luiz Carlos Demarqui, o secretário Municipal de Obras, Luiz Antônio Possagnolli e o prefeito de Andirá participaram das discussões sobre esses assuntos.

Com o objetivo de criar um debate de questões territoriais, a etapa municipal abriu espaço para a elaboração de propostas importantes para o desenvolvimento do município. Nessa etapa foram eleitos delegados que levarão as propostas elaboradas à etapa estadual e em seguida para a etapa nacional, que deverão contribuir para a construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano.

5º Conferência das Cidades

A conferência acontece em três etapas, municipal, estadual e nacional. A etapa municipal é realizada entre o início de maio e 1º de junho. Já a etapa estadual está marcada para o mês de agosto em Foz do Iguaçu. E no período de 20 a 24 de novembro, será realizada a 5ª Conferência Nacional das Cidades, na capital Brasília.

O tema em debate nessa edição é a implantação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), que integrará, consolidará e definirá os papéis dos entes federados, (Governo Federal, Estadual e Municipal) no que tange às políticas de Moradia Digna, Mobilidade, Saneamento e Planejamento Urbano.

Os eixos propostos para as discussões são os seguintes: Participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano – SNDU; Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano – FNDU; Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial; e Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade.

Última modificação: Sexta, 17 Mai 2013 12:22