UENP participa de reunião na Amunorpi

Segunda, 27 Mai 2013 11:16 por Assessoria de Comunicação Social

O reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Eduardo Meneghel Rando, e o vice-reitor, Rinaldo Bernardelli Júnior, participaram de reunião com 12 vereadores da Câmara Municipal de Ibaiti na manhã do dia 21 de maio, na sede da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi). No encontro, foi discutido sobre a criação de uma extensão da Universidade no município.

O presidente da Câmara de Vereadores, Adalton Aparecido Cunha, lembrou que, desde 2008, o município pleiteia a abertura dos cursos de História e Letras na cidade. "Somos centro de uma microrregião que atende a 12 municípios. Hoje, muitos dos nossos jovens são prejudicados pela longa distância entre Ibaiti e os campi da UENP em Jacarezinho, Bandeirantes ou Cornélio Procópio", expôs.

Rando ouviu todos os argumentos dos membros da comitiva formada por vereadores, professores e outros profissionais da área de educação e adiantou: "Vocês terão um parceiro nisso", o que empolgou os presentes. O reitor ressaltou a importância de se pensar, entretanto, em cursos nas áreas de vocação da região, como engenharia, saúde e biologia. Ele destacou ainda a importância de criação de cursos em período integral. "Isto movimenta a economia regional, cria repúblicas estudantis", salientou.

O pró-reitor de Planejamento da UENP, Fernando Sorgi, explanou detalhes a serem levados em conta para o desenvolvimento regional. Todos concordaram que Ibaiti está em posição estratégica para receber uma unidade de extensão. Sorgi sugeriu que a Amunorpi pense em cursos que possam dar subsídios para que a região se transforme num "pólo agro-bio-tecnólogico", utilizando de sua vocação atual aliada à tecnologia e à inovação. Ele ressalta que o desenvolvimento de uma região ainda carente pode dar-se por meio da indução.

Após análises prévias, os membros da Universidade e da comitiva chegaram ao consenso de amadurecer a ideia voltada à adoção de um curso de Farmácia, Engenharia ou Zootecnia. O último já é pleiteado por Joaquim Távora, entretanto, o presidente da Amunorpi e prefeito de Tomazina, Guilherme Saliba Costa (PSD), defende que Ibaiti esteja mais centralizada para receber uma extensão. "Esta é minha opinião, porém vamos consultar todos os prefeitos da Amunorpi para definirmos esta questão".

Costa prometeu empenho junto ao governo estadual para que o projeto saia do papel. O reitor nomeou Sorgi para auxiliar a Amunorpi e os representantes de Ibaiti para a criação da extensão. "O desenvolvimento, com toda certeza, se dá por meio de expansão, levando a universidade até a comunidade", afirma Rando.

Nesta ocasião, o reitor foi questionado sobre seu expediente ter sido transferido para o Campus de Bandeirantes. Rando esclareceu que isso foi uma decisão do Conselho de Administração (CAD) da UENP, de que o reitor deveria passar a despachar em Bandeirantes, onde reside, conforme orientação médica, até o final do tratamento. Ele comentou que faltam apenas duas sessões de quimioterapia para encerrar o tratamento.

Já sobre a pergunta de uma possível transferência da sede da Universidade para outro município, Rando garantiu que em sua gestão jamais haverá qualquer discussão a respeito de mudança da Reitora de Jacarezinho. "Esta é uma conquista da Amunorpi, em especial, do município de Jacarezinho, liderado, na época, pelo bispo Dom Fernando José Penteado. Em nenhuma hipótese irei propor mudança da Reitoria", frisou.

William Bilches

Última modificação: Sexta, 29 Novembro 2013 09:57