Mestrado em Agronomia da UENP promove Dia de Campo

Terça, 07 Março 2023 15:37 por Editor da Comunicação Social

O Mestrado em Agronomia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e o Grupo de Pesquisa em Adubação e Fertilidade do Solo (GPAFS) realizaram, na sexta-feira (03/03), um Dia de Campo, na Fazenda Escola do Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes. Patrocinado pelas empresas Mosaic Fertilizantes, Ihara, Diamante Fertilizantes, GPAFS, Juma-Agro, Sementes Costa Beber, Tradecorp, Integrada Cooperativa Agroindustrial, o evento gratuito foi pensado para alunos, produtores rurais e profissionais da área.

O evento “Dia de Campo” contou com a realização das palestras “Qualidade e Segurança em aplicação de agroquímicos”, com o professor Marco Antônio Gandolfo; “Manejo de pragas na cultura da soja e milho safrinha”, com o professor Silvestre Belettini, e “Manejo da Fertilidade do Solo”, com o professor Oriel Kölln. A programação também dispôs de stands de tecnologia das empresas, o Projeto DESATA além de pesquisas e experimentos de Fertilidade do Solo e adubação.

Para o organizador do evento, Oriel Tiago Kölln, o resgate do tradicional Dia de Campo é uma iniciativa muito importante para a comunidade universitária, pois permite aos alunos do curso de Agronomia vivenciar uma prática profissional, que proporciona um treinamento e o introduz no ramo empresarial. “Estamos resgatando esse evento e esperamos dar continuidade nos próximos anos, trazendo novamente produtores, profissionais, alunos e interagindo com o público da nossa Universidade”, disse.

Coordenador do GPAFS, Oriel ressalta a finalidade do evento. “Nós, como Universidade, temos a missão de transmitir e difundir o conhecimento aqui dentro. Eventos de Extensão como esse promovem uma ótima oportunidade de interação entre Instituição e público externo”.

O acadêmico do quarto ano de Agronomia, José Vitor, ajudou a organizar o evento com outros estudantes do curso. “A princípio, a proposta do evento era algo pequeno, seriam três empresas que me auxiliaram em meu trabalho de conclusão de curso, que discorre sobre diferentes bactérias e diferentes dosagens para a nutrição da planta de inoculação e nutrição. Mas, o evento tomou força e saiu algo maior que o planejado”, conta.

“Há muito tempo não se tem aqui eventos que integram pesquisa e área comercial como esse, que permite à empresa agregar conhecimentos técnicos de docentes e pesquisadores da área, ao mesmo tempo que o aluno já se insere na prática do mercado de trabalho. Espero que esse evento tenha continuidade e que mais empresas filiem-se conosco”, deseja José Vitor.

Abertura

A solenidade de abertura do evento contou com a participação do reitor, Fábio Antonio Néia Martini. Durante a fala, ele destacou a importância do evento para a comunidade universitária e regional. “Uma das principais, senão a principal missão da Universidade é mudar a realidade onde está inserida sempre para melhor. E são iniciativas como essa que permitem tal mudança”. O reitor parabenizou os agentes incentivadores da ação e o retorno da atividade no Campus.

O diretor do Campus, Ricardo Castanho Moreira, partilhou a alegria em receber o evento. “Que satisfação estar neste evento e com a presença de vocês que tanto se dedicam ao curso de Agronomia. Esse é um evento que nos enchem de motivação. Nós podemos ver esse resgate da mobilização de vocês, alunos e professores. Isso nos enchem de motivação e é prioridade de apoio da direção de Campus”, destacou.

O diretor do Centro de Ciências Agrárias, Petrônio Pinheiro Porto, partilhou sua felicidade e emoção pela realização do evento após oito anos. “Quem me conhece sabe o quanto eu valorizo a riqueza que é o nosso Campus, a Fazenda Escola que temos aqui dentro. Isso é muito rico. O tanto de conhecimento que há ali e que pode contribuir, fazendo essas ações de extensão que nós tanto gostamos. Isso me deixou muito emocionado”.

Também estiveram no evento a coordenadora do curso de Agronomia da UENP, Laila Herta Mihsfeldr, o pró-reitor de Extensão de Cultura, Rui Gonçalves Marques Elias, docentes do curso de Agronomia, além dos parceiros na realização do evento.

Última modificação: Quarta, 08 Março 2023 08:24