Estudantes da UENP visitam Museu de Paleontologia de Marília

Sexta, 04 Outubro 2013 11:36 por Assessoria de Comunicação Social
“A experiência é única e extremamente importante para a formação dos estudantes”, salienta professor Túlio Roberto Pavilhão  “A experiência é única e extremamente importante para a formação dos estudantes”, salienta professor Túlio Roberto Pavilhão Foto: Divulgação

Estudantes do primeiro ano dos cursos de Ciências Biológicas e Agronomia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes, estiveram em Marília, em 20 de setembro, para conhecer o Museu de Paleontologia de Marília e o trabalho realizado pelo paleontólogo Willian Nava. De acordo com o professor que acompanhava as turmas, Túlio Roberto Pavilhão, a excursão faz parte de um projeto da universidade realizado desde 2012.

"Estivemos no Museu em 2012. A experiência é única e extremamente importante para a formação dos estudantes. Não possuímos um laboratório específico e rico em história como o existente em Marília e a visita serve para complementar o que é estudado em sala de aula. Os alunos ficaram felizes com a oportunidade e os conhecimentos adquiridos lá", revelou o professor Túlio.

Professor Túlio disse também que a excursão tem a importância de estimular nos estudantes a profissão de paleontólogo. "Quem sabe não contaremos com representantes desta profissão em Bandeirantes/PR? Sabemos que existem poucos e avalio que faltam incentivos para divulgar ou valorizar ainda mais essa profissão".

O coordenador do Museu, Willian Nava, agradeceu a visita dos universitários e aproveitou para mostrar suas pesquisas, fósseis descobertos e ainda seu campo de trabalho em Avencas. "É satisfatório reconhecer na juventude a curiosidade pela paleontologia, essa experiência irá enriquecer o currículo desses estudantes. A paleontologia fascina, trata da história, de quem viveu aqui há milhões de anos. E o Brasil realmente carece de mais profissionais", disse Nava.

O paleontólogo revelou que o ponto alto da visita foi a ida à serra do distrito de Avencas, onde os graduandos puderam conhecer as camadas rochosas e um fóssil de dinossauro descoberto em agosto, por uma equipe de Presidente Prudente, e que ainda não fora totalmente escavado.

Estiveram em Marília 28 alunos do curso de Biologia e 16 de Agronomia, que assistiram, pela manhã, a uma palestra de William Nava, visitaram o Museu de Paleontologia e à tarde, estiveram no distrito de Avencas. O Museu de Paleontologia de Marília está localizado ao lado na Biblioteca Municipal, Avenida Sampaio Vidal, 245, aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. A entrada é gratuita.

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel torna público o Edital de Homologação das inscrições e as datas das entrevistas do processo seletivo para contratação de Estagiários - NÍVEIS SUPERIOR e MÉDIO, referente ao Edital nº 005/2024-UENP/CLM.

• TORNA PÚBLICA a Classificação final dos alunos pleiteantes a bolsa referente ao edital PPAGRO 08/2024; para a concessão de 2 (duas) cotas de Bolsa de 24 meses – Projeto PRAPG da CAPES; 1 (uma) cota 12 meses (Projeto PDPG – 3 e 4) e 6 cotas de 12 meses da demanda social DS - CAPES para o Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPAGRO) - Mestrado Acadêmico da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel.

• Criação da Comissão Organizadora de Recepção aos Alunos Ingressantes – Ano 2024 na Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel.

• Exonera, a pedido, a Vice-Coordenadora do Curso de Graduação do Campus Luiz Meneghel.