Grupo de Extensão e Pesquisa da UENP conclui projeto financiado por Governo Federal

Quinta, 17 Outubro 2013 12:05 por Assessoria de Comunicação Social
Integrantes do projeto que teve o objetivo de promover a sustentabilidade da atividade leiteira no contexto agroecológico Integrantes do projeto que teve o objetivo de promover a sustentabilidade da atividade leiteira no contexto agroecológico Foto: Divulgação

O Grupo de Extensão e Pesquisa Multidisciplinar em Ciências Veterinárias (GEPEMVET) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Luiz Meneghel (CLM) de Bandeirantes, concluiu projeto sobre "Utilização de plantas medicinais e bioterápicos para sustentabilidade da produção agroecológica leiteira". Financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), o projeto teve o objetivo de promover a sustentabilidade da atividade leiteira no contexto agroecológico, por meio da adoção de plantas medicinais e bioterápicos no controle sanitário animal.

O grupo, coordenado pela professora Erika Cosendey Toledo de Mello Peixoto, foi contemplado pela chamada pública 25/2012 da Fundação Araucária, junto ao programa de Apoio Institucional para Organização e participação em Eventos Técnicos – Científicos. "Esta aprovação nos possibilitou a divulgação dos resultados obtidos pelo presente projeto em relevantes Congressos Internacionais", ressaltou Erika. Os trabalhos tiveram início em 2010 e foram desenvolvidos nos municípios de Bandeirantes, Pitanga e Ribeirão Claro.

Durante esse período, os integrantes do projeto apresentaram nove trabalhos científicos em eventos internacionais, na Espanha, Alemanha, República Tcheca, além do Brasil, onde foram apresentados 19 trabalhos. Além disso, seis artigos foram publicados em revistas científicas especializadas, e três foram aceitos para posterior publicação.

Como produção acadêmica, foram e estão sendo desenvolvidos Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação em Agronomia, Medicina Veterinária e Ciências Biológicas (UENP/CLM), Monografia em Especialização Biológico Dinâmica (UNB/Instituto Elo Botucatu), Dissertação de Mestrado em Agronomia (UENP/CLM) e trabalho de pesquisa, nível pós-doutoramento em Fitoterápicos (UNESP/Campus de Assis).

Ao todo, 18 estudantes do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas do CLM participaram do projeto. Também apoiaram a iniciativa, os professores doutores Leopoldo Sussumu Matsumoto, Lucinane Holsback Silveira Fertonani, Cristiano Massao Tashima e Francisco Armando Azevedo de Souza.

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel torna público o Edital de Homologação das inscrições e as datas das entrevistas do processo seletivo para contratação de Estagiários - NÍVEIS SUPERIOR e MÉDIO, referente ao Edital nº 005/2024-UENP/CLM.

• TORNA PÚBLICA a Classificação final dos alunos pleiteantes a bolsa referente ao edital PPAGRO 08/2024; para a concessão de 2 (duas) cotas de Bolsa de 24 meses – Projeto PRAPG da CAPES; 1 (uma) cota 12 meses (Projeto PDPG – 3 e 4) e 6 cotas de 12 meses da demanda social DS - CAPES para o Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPAGRO) - Mestrado Acadêmico da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel.

• Criação da Comissão Organizadora de Recepção aos Alunos Ingressantes – Ano 2024 na Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel.

• Exonera, a pedido, a Vice-Coordenadora do Curso de Graduação do Campus Luiz Meneghel.