Tese define novo método de restauração e segmentação de documentos antigos

Terça, 03 Dezembro 2013 10:27 por Assessoria de Comunicação Social

O professor Éderson Marcos Sgarbi, do curso de Sistemas de Informação e Ciência da Computação do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel de Bandeirantes, concluiu doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Campus Curitiba. A pesquisa, defendida na segunda-feira, 25, definiu um novo método de restauração e segmentação de documentos antigos.

A tese, "Segmentação do Conteúdo e Estimativa do Fundo por Morfologia Matemática em Cor da Primeira Bíblia de Gutenberg", buscou restaurar as páginas da Bíblia de Gutenberg deterioradas com o tempo e segmentar o conteúdo importante das páginas através do uso da Morfologia Matemática em Cor, sendo esse processo realizado de forma computacional automática.

Sgarbi explica que para a realização do trabalho, a Base de Dados, composta de 1282 imagens digitalizadas, foi adquirida do Museu de Mainz, da Alemanha. "Até o presente momento, não há registros de trabalhos que manipularam as imagens da Bíblia de Gutenberg, sendo este o primeiro a processar as imagens, restaurando as páginas deterioradas com o tempo, retirando o fundo amarelado do papel de forma automática", explica Sgarbi.

O professor destaca ainda que a inovação do trabalho consiste também em empregar a Morfologia Matemática em Cor, utilizando os vários espaços de cor e suas ordenações, pois, segundo ele, não há um consenso no uso da Morfologia em Cor, mas somente para Morfologia em Níveis de Cinza e Binária, que são outros tipos operações morfológicas com enfoque diferenciado sobre o objeto.

De acordo com professor, atualmente só há 48 exemplares da Bíblia impressa por Gutenberg, todas em Museus. "A Bíblia de Gutenberg tem um valor histórico muito grande por ser uma obra que revolucionou a Imprensa", lembra. Sgarbi ressalta que, com os estudos, "Foram obtidos ótimos resultados no âmbito de segmentação do conteúdo das páginas da Bíblia, mostrando a viabilidade de trabalhar com documentos antigos e a inovação de geração de imagens ideais para quantificação dos resultados através de imagens sintéticas, reproduzindo as imagens ideais da Bíblia de Gutenberg". Sgarbi teve como orientador o professor-doutor Jacques Facon da PUCPR.

Última modificação: Terça, 03 Dezembro 2013 10:36

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• Torna público o Edital de Reabertura da Inscrição para eleição dos representantes na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio – CIPA para a Gestão 2024/2025.

• Nomeia os representantes discentes junto aos Conselhos do Campus Luiz Meneghel - Bandeirantes.

• RESOLVE homologar a Banca Examinadora do Exame de Qualificação do mestrando Rafael Brugnera Belani, conforme sugestão apresentada, com a devida anuência do Prof. Dr. Leopoldo Sussumu Matsumoto

• Estabelece normas, condições e procedimentos para a seleção de docentes, para desenvolvimento de estágio pós-doutoral no PPAGRO/CCA/CLM/UENP.

• TORNA PÚBLICA a concessão de bolsas do Programa de Redução de Assimetrias na Pós-Graduação (PRAPG), no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPAGRO) da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel - Bandeirantes.