Pesquisa busca determinar ocorrência de obesidade canina no Paraná e São Paulo

Quarta, 10 Setembro 2014 11:58 por Assessoria de Comunicação Social

Um projeto de pesquisa, financiado pela Fundação Araucária e coordenado pelo professor-doutor Mauro José Lahm Cardoso, do curso de Medicina Veterinária, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Luiz Meneghel, busca identificar fatores de riscos e complicações associadas à obesidade canina nos Estados do Paraná e São Paulo. A pesquisa é integrada também por pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e FMVZ-UNESP de Botucatu-SP.

A pesquisa tem a participação de alunos de graduação, pós graduação (mestrado) e do ensino médio. Desta pesquisa, destaca o coordenador, sairão inúmeros artigos científicos, e, principalmente, diretrizes para melhorar a qualidade de vida dos cães. O projeto de pesquisa "Obesidade canina: epidemiologia e fatores de riscos" irá avaliar a pressão arterial, a glicemia, o colesterol, os triglicérides e hormônios relacionados à obesidade canina com o objetivo de identificar complicações ou co-morbidades associadas à obesidade.

O estudo envolve a aplicação de questionário epidemiológico diretamente aos condutores de cães levados aos Hospitais Veterinários das universidades participantes. Além disso, os cães serão pesados, serão efetuadas medidas morfométricas para a determinação da % de gordura corporal (semelhante ao IMC de humanos). O questionário epidemiológico sobre os hábitos alimentares e de manejo dos cães também foi disponibilizado na comunidade do facebook Obesidade Canina e pode ser respondido por todos os proprietários de cães do Brasil.

Acesse o link e participe da pesquisa "Obesidade canina: epidemiologia e fatores de riscos"

Acompanhe a entrevista do professor Mauro concedida a TV Tarobá de Londrina.

Entrevista Obesidade Canina UEL - FM
                                                                Áudio 1

Áudio 2

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel torna público o Edital de Homologação das inscrições e as datas das entrevistas do processo seletivo para contratação de Estagiários - NÍVEIS SUPERIOR e MÉDIO, referente ao Edital nº 005/2024-UENP/CLM.

• TORNA PÚBLICA a Classificação final dos alunos pleiteantes a bolsa referente ao edital PPAGRO 08/2024; para a concessão de 2 (duas) cotas de Bolsa de 24 meses – Projeto PRAPG da CAPES; 1 (uma) cota 12 meses (Projeto PDPG – 3 e 4) e 6 cotas de 12 meses da demanda social DS - CAPES para o Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPAGRO) - Mestrado Acadêmico da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel.

• Criação da Comissão Organizadora de Recepção aos Alunos Ingressantes – Ano 2024 na Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel.

• Exonera, a pedido, a Vice-Coordenadora do Curso de Graduação do Campus Luiz Meneghel.