UENP sedia Seminário PNAE/Norte Pioneiro

Sábado, 30 Agosto 2014 10:27 por Assessoria de Comunicação Social

O Conselho Estadual de Alimentação Escolar do Estado do Paraná e o Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios (NEAT) da UENP realizaram, em 13 de agosto, o Seminário PNAE/Norte Pioneiro. Durante o evento, foi debatido a Execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Papel dos Conselhos Municipais de Alimentação Escolar no Controle Social. O evento contou com a participação dos Conselheiros Municipais de Alimentação Escolar do Norte Pioneiro do Paraná.

As palestras foram ministradas pelo FNDE, Controladoria Geral da União – CGU, Tribunal de Contas da União – TCU, Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA entre outros. O objetivo do seminário foi capacitar os membros dos CAEs municipais e promover a interação com as organizações da agricultura familiar, órgãos de controle, executores do PNAE, entidades de Ater e profissionais da área de nutrição e conhecer experiências positivas de prefeituras e organizações da agricultura familiar na execução do PNAE.

O professor-doutor Rogério Barbosa Macedo, coordenador do NEAT, explica que há um gargalo do norte pioneiro, por possuir poucos produtores olhando a dimensão da agricultura familiar que atende ao sistema. "Temos um projeto no NEAT justamente para isso. Uma equipe capacitada para dar orientação, para fazer auditoria em parceria com o TECPAR de Curitiba. Fazemos as certificações dos produtores. E uma vez certificado, o produtor está apto a receber 30% a mais pelo produto", destaca.

"É uma satisfação para o NEAT ter sido convidado pelo ministério do desenvolvimento agrário, para sediar a organização desse evento na nossa região", disse Rogério. O evento acontece também em outras regiões do Paraná. Os seminários vão culminar com uma reunião geral em Curitiba para que se possa traçar um quadro completo da situação do PNAE no Paraná todo.

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• Torna público o Edital de Reabertura da Inscrição para eleição dos representantes na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio – CIPA para a Gestão 2024/2025.

• Nomeia os representantes discentes junto aos Conselhos do Campus Luiz Meneghel - Bandeirantes.

• RESOLVE homologar a Banca Examinadora do Exame de Qualificação do mestrando Rafael Brugnera Belani, conforme sugestão apresentada, com a devida anuência do Prof. Dr. Leopoldo Sussumu Matsumoto

• Estabelece normas, condições e procedimentos para a seleção de docentes, para desenvolvimento de estágio pós-doutoral no PPAGRO/CCA/CLM/UENP.

• TORNA PÚBLICA a concessão de bolsas do Programa de Redução de Assimetrias na Pós-Graduação (PRAPG), no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPAGRO) da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel - Bandeirantes.