Reitor da UENP participa de reunião da Câmara de Vereadores de Jacarezinho

Terça, 17 Setembro 2013 15:10 por Assessoria de Comunicação Social
Reitor em exercício da UENP, Rinaldo Bernardelli Junior, durante reunião da Câmara de Vereadores de Jacarezinho Reitor em exercício da UENP, Rinaldo Bernardelli Junior, durante reunião da Câmara de Vereadores de Jacarezinho Foto: Jivago França

O reitor em exercício da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Rinaldo Bernardeli Junior, participou, na segunda-feira (16/09), da sessão da Câmara de Vereadores de Jacarezinho. Na reunião, Rinaldo esclareceu dúvidas sobre a possibilidade de implantação de novos cursos na Universidade e falou sobre o terreno adquirido pelo Governo do Paraná e doado a UENP para a construção de um campus unificado em Jacarezinho.

A maior especulação no momento é sobre o curso de Medicina, mas de acordo com o reitor, é o mais difícil de ser instalado no momento, pois nem projeto há ainda. Rinaldo pontua, no entanto, que a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) e a Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) juntas têm a força política necessária para conseguir a instalação do curso. "Acredito que a Amunorpi e a Amunop juntas tenham a força política para conseguir este curso. Se Deus quiser, há de vir. Pode não ser amanhã ou depois, mas, em dois ou três anos, isso pode ser estruturado".

Segundo o reitor, a implantação do curso de Odontologia é uma possibilidade mais real atualmente. "Para o curso de Odontologia, já temos um projeto que foi aprovado no Conselho Universitário da UENP e enviado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Por isso, esse curso tem mais chance de sair". Rinaldo explica que para a criação desse curso, o projeto deve passar ainda pelo Conselho Estadual de Educação e o Governo do Estado sinalizar com alguma verba. "Penso que seja mais a parte política, porque a técnica já está consolidada. Gostaríamos muito de ver um curso de Odontologia aqui em Jacarezinho, não tenha dúvida disso. Mas agora, tudo isso depende muito da classe política", analisa.

Sobre o curso de Farmácia, tema também levantado durante a sessão, o reitor explicou que foi solicitada a implantação em Jacarezinho. "Este curso está nos planos da Universidade", afirmou.

Durante a sessão, o reitor foi questionado pela Câmara sobre o terreno de 16,8 alqueires adquirido pelo Governo do Estado e doado à UENP, em 2010, para construção do Campus Jacarezinho. "O terreno permanece do jeito que a gente o recebeu. Orçamos em aproximadamente R$10 milhões a edificação do campus, por isso a construção não é uma coisa que está prevista no nosso orçamento". Rinaldo destacou, entretanto, que foram tentados muitas formas de ocupar o espaço, uma vez que não há projeto realizado para ocupação.

"Pesquisamos sobre o que poderia ser feito provisoriamente com aquele terreno. Tentamos a cessão onerosa com a Usina jacarezinho, a Usina Dacalda e outras instituições particulares que não quiseram, por estar muito próximo da cidade". Pensando, então, na possibilidade de iniciar a ocupação do espaço, Rinaldo relatou ainda que procurou a Sanepar para saber se havia forma de levar água até o local. "A Sanepar pede um plano de ocupação, detalhando o que será construído para que possam dimensionar estruturas. Um projeto arquitetônico hidráulico, elétrico fica em torno de R$250 mil para ser feito, dinheiro que não temos", assevera.

Com Informações de Jivago França / Portal JNN

Última modificação: Terça, 17 Setembro 2013 19:10