Comissão pede apoio à UENP para instalação de campus da UFPR na região

Sexta, 01 Novembro 2013 10:27 por Assessoria de Comunicação Social
Comissão tem apoio do bispo da Diocese de Jacarezinho, dom Antonio Braz Benevente, e de deputados que representam a região   Comissão tem apoio do bispo da Diocese de Jacarezinho, dom Antonio Braz Benevente, e de deputados que representam a região

A comissão do Movimento Popular da Cidadania em Defesa da Instalação de Campus da Universidade Federal (UFPR) no Norte Pioneiro visitou, na manhã de quarta-feira (30/10), a reitoria da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) para pedir apoio, no processo, ao reitor em exercício da Instituição, Rinaldo Bernardelli Junior.

Jefferson Benedito de Oliveira, membro da comissão, informa que esse grupo se formou há cerca de 20 dias e tem um cronograma de ações a serem desenvolvidas em diversas frentes da sociedade como associações comerciais, poder judiciário, Ministério Público, prefeituras, dentre outras. Segundo ele, a sociedade está envolvida nessa causa. "Essa é uma política do Governo Federal que pretende promover a descentralização do ensino público federal em vários locais do Brasil. No Paraná, serão distribuídos mais três Campus. Lutamos para que um desses seja instalado no Norte Pioneiro", enaltece Jefferson.

Um dos pedidos feitos ao reitor foi à contribuição da UENP na coleta de assinaturas para um abaixo assinado para a implantação de um campus da UFPR no Norte Pioneiro com o intuito de manifestar o interesse da população nessa conquista. Rinaldo acentua que "A UENP foi criada para ajudar no desenvolvimento regional", portanto, como reitor, seu posicionamento não poderia ser outro senão apoiar um movimento que vai ao encontro desse objetivo. Acentuou ainda que a mobilização popular é o melhor caminho para legitimar esse pleito. "Sem dúvida alguma, esse movimento trará ganhos significativos para a região, seja em termos de investimento, seja em termos de desenvolvimento humano", analisa o reitor.

Para o reitor, a comissão tem papel fundamental nessa busca. "É uma comissão de peso, altamente representativa não só de Santo Antonio da Platina como também da região", destacou. A comissão já tem apoio do bispo da Diocese de Jacarezinho, Dom Antônio Braz Benevente, do presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), Guilherme Cury Saliba, da Associação dos Vereadores do Norte Pioneiro (CANORPI) e demais prefeitos da região. "Todos os deputados que representam a região Norte do Estado estão empenhados nessa luta que é legitima do povo do Norte Pioneiro", reforça Jefferson Benedito de Oliveira.

Integraram a comissão que visitou a reitoria: Valter Antonio Pereira, Valdir Domingos, Jorge Garrido, Santinho Furtado, Luciano Dias dos Reis, Alexandre Levatti, padre Rosine Toniette, além de Jefferson de Oliveira e do bispo Dom Antonio.