UENP cede espaço da Instituição para uso do Colégio Estadual Rui Barbosa

Sexta, 30 Mai 2014 12:24 por Assessoria de Comunicação Social
Reunião foi realizada na manhã de ontem na reitoria; reitor destaca a aproximação entre as instituições estaduais   Reunião foi realizada na manhã de ontem na reitoria; reitor destaca a aproximação entre as instituições estaduais

Durante a reforma do Colégio Estadual Rui Barbosa, de Jacarezinho, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) cederá, no período da manhã, as instalações do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) e Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), para uso do Colégio. Ao todo, 19 salas de aula serão utilizadas a partir de segunda-feira, 2 de junho. A iniciativa foi acordada durante reunião realizada na reitoria da Universidade na manhã de ontem, 29.

O reitor em exercício da UENP, Rinaldo Bernardelli Junior, destacou a importância de a universidade prestar mais este auxílio à comunidade regional, uma vez que o Colégio Rui Barbosa atende a alunos de várias cidades que frequentam seus cursos profissionalizantes. "A reforma do Colégio é uma reivindicação antiga pelo fato de o prédio ser bastante antigo e oferecer riscos aos alunos por problemas estruturais. Por conta disso e, não sendo possível aguardar o período de férias escolares para o início das obras, a solução encontrada foi esta cooperação entre os órgãos públicos de educação superior e básico, fato que estreita ainda mais os laços que já existem entre ambos por meio dos programas: Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência), Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica), Pibic – Jr (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Científica Junior), e o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio".

O diretor do Campus Jacarezinho, Fábio Antônio Neia Martini, destacou a necessidade de se manter esta parceria em prol do fortalecimento da educação e de uma maior interação entre a educação superior e básica. Os diretores Luiz Clemente Viana Franco (do CCHE/CJ) e Luciana Brito (do CLCA/CJ), entendendo a necessidade do Colégio, prontamente se dispuseram a elaborar, com o diretor do colégio Rui Barbosa, Márcio Junqueira de Andrade, um plano para viabilizar a imediata utilização dos espaços dos referidos centros de estudos nos períodos em que as salas se encontrem ociosas.

A chefe do Núclo Regional de Educação de Jacarezinho, Silvia Regina de Souza, agradeceu o empenho de todos para a solução do problema e ressaltou a importância dessa cooperação para a educação regional. Participaram da reunião, também, a vice-diretora Katia Regina Carvalho Freire e o secretário do Colégio, Paulo Bosco.