NUPEL Convida
EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS - HABILITAÇÃO: PORTUGUÊS/INGLÊS - Licenciatura
Disciplina: Cultura humanística e formação do leitor I | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 1ª |
Ementa: Conceito de infância e juventude. Aspectos históricos sobre práticas culturais centradas em crianças e jovens. Produção cultural contemporânea em dialogia com a tradição literária. Literatura infantil e juvenil como prática cultural do currículo escolar. | ||||
Disciplina: Cultura humanística e formação do leitor I | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 1ª |
Ementa: Conceito de infância e juventude. Aspectos históricos sobre práticas culturais centradas em crianças e jovens. Produção cultural contemporânea em dialogia com a tradição literária. Literatura infantil e juvenil como prática cultural do currículo escolar. | ||||
Disciplina: Desenvolvimento acadêmico-científico I | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: ---- | Prática: 30h | TICS/EAD: até 20% | Série 1ª |
Ementa: Leitura de textos acadêmico-científicos. Produção de diários de leitura, fichamento (de citação direta, de citação indireta, de comentários, misto), resumo escolar, resumo indicativo de trabalhos científicos. Aspectos linguístico-discursivos implicados no processo de leitura e produção de textos acadêmico-científicos: coerência, coesão verbal e nominal, conexão, seleção lexical, modalização, utilização das vozes discursivas, paragrafação, pontuação, elaboração das sentenças etc. Obs: Turma dividida, pela natureza prática da disciplina e pelo uso de laboratórios. | ||||
Disciplina: Formação de professores para o trabalho com Educação Especial e Inclusiva I | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 1ª |
Ementa: Necessidades educacionais especiais e educação inclusiva. Perspectivas históricas, conceituais e legais da educação especial e inclusiva. Reflexões teóricas e aplicadas sobre o ensino de Língua e Literatura de Línguas Portuguesa e Inglesa para estudantes com necessidades educacionais especiais. | ||||
Disciplina: Educação e textualidade | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 1ª |
Ementa: Histórico e proposta da Linguística Textual. Estudos de/em Linguística Textual. Conceitos fundamentais da Linguística Textual: texto, contexto, discurso, fatores de textualidade, gêneros textuais e tipologia textual. Aplicação desses conceitos à produção e à recepção textuais. Contribuições da Linguística Textual ao ensino. Coerência. | ||||
Disciplina: Formação humanística na contemporaneidade I | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 1ª |
Ementa: Leitura analítica e crítica de textos literários dos diferentes gêneros (narrativo, poético, dramático). Cultura literária como direito humano e a formação do sujeito. Leitura literária. Formação social do leitor. Conceitos sobre escolarização da literatura. Temas: Inclusão, direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, educação ambiental. | ||||
Disciplina: Letramentos e Ensino | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: ---- | Prática: 30h | TICS/EAD: até 20% | Série 1ª |
Ementa: Leitura e produção de textos pertencentes a distintas esferas de atividade humana. Aspectos linguístico-discursivos implicados no processo de leitura e produção de textos: coerência, coesão, seleção lexical, modalização, vozes discursivas, paragrafação, pontuação, argumentação, concordância, regência, pronominalização etc. aplicados à leitura e à produção de textos. Tópicos de leitura sobre Direitos Humanos e Educação Ambiental. Obs.: Turma dividida devido à natureza prática da disciplina. | ||||
Disciplina: Linguagem: Dimensões Históricas e Sociais I | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 1ª |
Ementa: Parâmetros fonéticos de produção e classificação dos sons da fala. Princípios de fonética acústica. Fenômenos sonoros do português brasileiro e de outras comunidades falantes da língua portuguesa, de modo a fomentar o reconhecimento e a valorização das diferenças e diversidades de pronúncias. Contribuições para o ensino da fonética e fonologia na educação básica. | ||||
Disciplina: Linguagem e Globalização I | ||||
Carga horária: 60h | Teórica: ---- | Prática: 60h | TICS/EAD: até 20% | Série 1ª |
Ementa: Aspectos linguísticos em inglês, em nível básico, com foco em questões lexicais, fonético-fonológicas, morfossintáticas, semânticas, estilísticas, pragmáticas e sociolinguísticas. Desenvolvimento do pensamento crítico por meio do estudo de aspectos culturais globais. Interfaces entre globalização e língua inglesa. Obs.: Turma dividida, pela natureza prática da disciplina. | ||||
Disciplina: Marcos Históricos e Documentos Curriculares | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 1ª |
Ementa: A constituição da disciplina de Língua Portuguesa. Reformas do ensino e os documentos curriculares de Língua Portuguesa. Políticas educacionais e seu impacto sobre a organização curricular de Língua Portuguesa. Políticas públicas para a leitura e a escrita. | ||||
Disciplina: Cultura Humanística e Formação do Leitor II | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 2ª |
Ementa: Leitura literária em interface com outras artes. Interculturalidade e intermidialidade na literatura para crianças e jovens. Mercado editorial e mercado cultural. Culturas Juvenis. | ||||
Disciplina: Cultura Humanística e Formação do Leitor II | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 2ª |
Ementa: Leitura literária em interface com outras artes. Interculturalidade e intermidialidade na literatura para crianças e jovens. Mercado editorial e mercado cultural. Culturas Juvenis. | ||||
Disciplina: Desenvolvimento Acadêmico-Científico II | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: ---- | Prática: 30h | TICS/EAD: até 20% | Série 2ª |
Ementa: Leitura de textos acadêmico-científicos. Produção de resenha e seminário. Aspectos linguístico-discursivos e prosódicos implicados no processo de leitura e produção de textos acadêmico-científicos: coerência, coesão verbal e nominal, conexão, seleção lexical, modalização, utilização das vozes discursivas, paragrafação, pontuação, elaboração das sentenças, prosódia, entonação, postura corporal, projeção da voz, argumentação etc. Obs.: Turma dividida, pela natureza prática da disciplina e pelo uso de laboratórios. | ||||
Disciplina: Formação de Professores para o Trabalho com Educação Especial Inclusiva II | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 2ª |
Ementa: Heterogeneidade e diversidade e atuação profissional de professores de Letras. Atendimento Educacional Especializado. Práticas pedagógicas inclusivas no ensino de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas Literaturas. Avaliação e desenvolvimento de autonomia. | ||||
Disciplina: Formação Docente e Globalização | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 2ª |
Ementa: Legislação de ensino-aprendizagem de línguas adicionais no Brasil (e.g., Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes Curriculares Estaduais, Lei das Diretrizes e Bases da Educação e Plano Nacional para o Livro Didático). Metodologias, métodos e abordagens no ensino de línguas adicionais. Políticas públicas para ensino de línguas, gestão e fundamentos. Globalização. | ||||
Disciplina: Formação Humanística na Contemporaneidade II | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 2ª |
Ementa: Leitura e interpretação de textos clássicos da literatura universal, nos diferentes gêneros literários. Fatores socioculturais e históricos da produção e circulação literária. Representações literárias dos marcadores sociais da diferença. Estudo comparativo de obras e temas da literatura ocidental. Abordagem das teorias relacionadas aos estudos culturais. Temas: identidades (nacional, racial, étnica, de gênero, sexual, etc.), alteridade, direitos humanos. | ||||
Disciplina: Língua Brasileira de Sinais - Libras | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 2ª |
Ementa: História da educação dos surdos. Filosofias educacionais em relação ao surdo. Legislação e surdez. Gramática da Libras (Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica e Estilística). Variação linguística na Libras. Classificadores na Libras. | ||||
Disciplina: Linguagem, Competências e Habilidades para a Vida | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 2ª |
Ementa: Concepções de Gramática; Gramática Contextualizada; Prática de Análise Gramatical e Ensino | ||||
Disciplina: Linguagem: Dimensões Históricas e Sociais II | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 2ª |
Ementa: Ortografia da língua portuguesa. Abordagem descritivo-analítica dos níveis lexicais (classes de palavras) da língua portuguesa a partir de pressupostos teóricos e procedimentos metodológicos da gramática normativa e dos estudos linguísticos (formais e/ou funcionais) e sua colaboração para o ensino. As palavras, sua estrutura e formação. Morfemas: conceito, tipologia e análise morfológica. Flexão e categorias gramaticais. Classificação das palavras. Diferença entre morfologia flexional e derivacional. Princípios da análise mórfica. | ||||
Disciplina: Linguagens e Globalização II | ||||
Carga horária: 60h | Teórica: ---- | Prática: 60h | TICS/EAD: até 20% | Série 2ª |
Ementa: Aspectos linguísticos em inglês, em nível básico, com foco em questões lexicais, fonético-fonológicas, morfossintáticas, semânticas, estilísticas, pragmáticas e sociolinguísticas. Desenvolvimento do pensamento crítico por meio do estudo de aspectos culturais globais. Interfaces entre globalização e língua inglesa. Obs.: Turma dividida, pela natureza prática da disciplina. | ||||
Disciplina: Estudos linguísticos I | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 3ª |
Ementa: História dos estudos da linguagem. Definições de linguagem e de língua ao longo do tempo. Estudos pré-saussureanos. | ||||
Disciplina: Estudos Linguísticos em Inglês I | ||||
Carga horária: 60h | Teórica: ---- | Prática: 60h | TICS/EAD: até 20% | Série 3ª |
Ementa: Aspectos linguísticos em inglês, em nível pré-intermediário, com foco em questões lexicais, fonético-fonológicas, morfossintáticas, semânticas, estilísticas, pragmáticas e sociolinguísticas. Desenvolvimento do pensamento crítico por meio do estudo de aspectos culturais globais. | ||||
Disciplina: Linguística Textual | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 3ª |
Ementa: Coerência. Coesão (coesão referencial e sequencial). Intertextualidade e leitura. Aplicação dos conceitos de coerência, coesão e intertextualidade ao ensino. Critérios de produção e avaliação da textualidade. | ||||
Disciplina: Literatura Brasileira I | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 3ª |
Ementa: História do conceito de Literatura Brasileira. Identidade nacional. Leitura, análise e interpretação de textos literários fundadores da Literatura Brasileira. Tema: relações étnico-raciais e direitos humanos. | ||||
Disciplina: Morfossintaxe da Língua Portuguesa I | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 3ª |
Ementa: A gramática tradicional: história e surgimento. Conceito de morfossintaxe. Os princípios da análise mórfica. Morfologia Flexional e Derivacional. Composição e organização sintagmática. | ||||
Disciplina: Teoria da Literatura I | ||||
Carga horária: 60h | Teórica: 60h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 3ª |
Ementa: Natureza e funções da literatura. Texto literário e não literário. Introdução ao estudo dos gêneros literários. Gêneros literários – teoria clássica e moderna. Leitura, análise e interpretação de textos literários. Função poética da linguagem. Elementos constitutivos do poema. Modalidades de poesia. Tradição e modernidade em poesia. Leitura, análise e interpretação de poemas. Abordagens das teorias literárias para o ensino básico. Literatura, escola e sociedade. | ||||
Disciplina: Ensino da Prática Discursiva da Produção de Textos | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 4ª |
Ementa: Concepções e perspectivas teóricas sobre produção do texto e sobre revisão e reescrita. Metodologias para o ensino da produção de texto. | ||||
Disciplina: Escrita acadêmica em Língua Inglesa | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: ---- | Prática: 30h | TICS/EAD: até 20% | Série 4ª |
Ementa: Produção e compreensão escrita em língua inglesa, por meio de gêneros textuais/discursivos da esfera acadêmica. Aspectos lexicais, morfossintáticos, semânticos e estilísticos da linguagem acadêmica em nível intermediário. | ||||
Disciplina: Estudos linguísticos II | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 4ª |
Ementa: Teorias dos signos de Ferdinand de Saussure. O estudo da linguagem sob os princípios do Estruturalismo. | ||||
Disciplina: Estudos Linguísticos em Inglês II | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: ---- | Prática: 30h | TICS/EAD: até 20% | Série 4ª |
Ementa: Aspectos linguísticos em inglês, em nível pré-intermediário, com foco em questões lexicais, fonético-fonológicas, morfossintáticas, semânticas, estilísticas, pragmáticas e sociolinguísticas. Desenvolvimento do pensamento crítico por meio do estudo de aspectos culturais globais. Obs.: Turma dividida, pela natureza prática da disciplina. | ||||
Disciplina: Literatura Brasileira II | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 4ª |
Ementa: Estudo sincrônico das manifestações da Literatura Brasileira na poesia, considerando a representação do espaço geográfico e social brasileiros, a representação das etnias–índios, brancos e negros na cultura brasileira, bem como as relações entre história e nacionalidade. Leitura, análise e interpretação de textos literários. Temas: relações étnico-raciais, direitos humanos e diversidade de gêneros, sexual, religiosa e faixa geracional. | ||||
Disciplina: Literaturas de Língua Inglesa I | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 4ª |
Ementa: Introdução aos estudos literários em língua inglesa. Elementos dos textos poéticos, dramáticos e narrativos. História da língua e literaturas de língua inglesa canônicas, pós-coloniais e de minorias. | ||||
Disciplina: Morfossintaxe da Língua Portuguesa II | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 4ª |
Ementa: Morfologia: o domínio da morfologia; complexidade morfológica das línguas naturais; definição de palavra; estrutura da palavra, tipos de morfemas; noções de classes de palavras. | ||||
Disciplina: Práticas de Linguagem em Inglês I | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: ---- | Prática: 30h | TICS/EAD: até 20% | Série 4ª |
Ementa: Práticas de linguagem em inglês e relações intermediais, a nível básico, em contextos socioculturais diversos. Gêneros textuais/ discursivos, englobando multiletramentos e heterogeneidade linguística. Obs. Turma dividida, pela natureza prática da disciplina. | ||||
Disciplina: Teoria da Literatura II | ||||
Carga horária: 60h | Teórica: 60h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 4ª |
Ementa: Teorias da narrativa. Elementos constitutivos da narrativa. As narrativas curtas. O romance. A crônica. Leitura, análise e interpretação de textos narrativos. Estudo do gênero dramático e suas formas. O texto dramático e seus elementos constitutivos. Dramaturgia e teatro. Linguagem dramática. Leitura, análise e interpretação de textos dramáticos. Abordagens das teorias literárias para o ensino básico. Literatura, escola e sociedade. | ||||
Disciplina: Estudos linguísticos III | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 5ª |
Ementa: Estudo da linguagem sob as perspectivas: funcionalista; cognitivista. Linguística distribucional. Funções da linguagem. Gramática sistêmico-funcional. Relativismo linguístico. Linguística gerativa e Pragmática. | ||||
Disciplina: Estudos Linguísticos em Inglês 3 | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 5ª |
Ementa: Aspectos linguísticos em inglês, em nível intermediário, com foco em questões lexicais, fonético-fonológicas, morfossintáticas, semânticas, estilísticas, pragmáticas e sociolinguísticas. Desenvolvimento do pensamento crítico por meio do estudo de aspectos culturais globais. | ||||
Disciplina: Linguística aplicada à Língua Inglesa I | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 5ª |
Ementa: Tendências contemporâneas no ensino, aprendizagem e formação de professores de língua inglesa: Papel da língua inglesa na sociedade contemporânea e implicações pedagógicas (ex. Inglês como língua franca, língua global, língua estrangeira, língua adicional); gêneros textuais/discursivos, variação linguística e identidade do professor. | ||||
Disciplina: Literatura Brasileira III | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 5ª |
Ementa: Estudo sincrônico das manifestações da Literatura Brasileira na poesia, com ênfase na autorrepresentação e na expressão da subjetividade. Literatura e identidade. Territorialidades e fronteiras simbólicas. Leitura, análise e interpretação de textos literários. Temas: relações étnico-raciais, direitos humanos e diversidade de gêneros, sexual, religiosa e de faixa geracional. | ||||
Disciplina: Literaturas de Língua Inglesa II | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 5ª |
Ementa: Produção de literaturas de língua inglesa na prosa de curta extensão (contos e ensaios), do século IX à contemporaneidade. Compreensão do contexto histórico, de produção, recepção e crítica de textos narrativos canônicos, pós-coloniais, e de minorias. Formação do professor de literaturas em língua inglesa. | ||||
Disciplina: Morfossintaxe da Língua Portuguesa III | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 5ª |
Ementa: Conceitos básicos para o estudo da sintaxe do Português: constituintes; estrutura dos constituintes; ordem linear e ordem hierárquica; sintagmas nominal e verbal; processos de coordenação e subordinação. | ||||
Disciplina: Práticas em Linguagem em Inglês II | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: ---- | Prática: 30h | TICS/EAD: até 20% | Série 5ª |
Ementa: Práticas de linguagem em inglês e relações intermediais, a nível pré-Intermediário, em contextos socioculturais diversos. Gêneros textuais/ discursivos, englobando multiletramentos e heterogeneidade linguística. | ||||
Disciplina: Estágio Supervisionado em Língua Inglesa e Literaturas I | ||||
Carga horária: 50h | Teórica: ---- | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 5ª |
Ementa:Desenvolvimento de competências para o trabalho docente do professor de Língua Inglesa e respectivas Literaturas para a Educação Básica. Leituras teóricas e aplicadas. Análise de material didático. Conhecimento do contexto de ensino. | ||||
Disciplina: Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literaturas I | ||||
Carga horária: 50h | Teórica: ---- | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 5ª |
Ementa: Desenvolvimento de competências para o trabalho docente do professor de Língua Portuguesa e respectivas Literaturas para a Educação Básica. Leituras teóricas e aplicadas. Análise de material didático. Conhecimento do contexto de ensino. | ||||
Disciplina: Ensino da Prática Discursiva da Leitura | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 6ª |
Ementa: Definição de leitura; concepções de leitura e de estratégias de leitura. A leitura literária e o efeito estético. Aspectos sócio-históricos, cognitivos, discursivos e linguístico-discursivos implicados no processo de leitura. Metodologias para o ensino de leitura. O leitor do texto literário: abordagens teóricas e transposição didática. | ||||
Disciplina: Estudos linguísticos em Inglês IV | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 6ª |
Ementa: Aspectos linguísticos em inglês, em nível intermediário, com foco em questões lexicais, fonético-fonológicas, morfossintáticas, semânticas, estilísticas, pragmáticas e sociolinguísticas. Desenvolvimento do pensamento crítico por meio do estudo de aspectos culturais globais. | ||||
Disciplina: Fonética e fonologia de Língua Inglesa | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 6ª |
Ementa: Estudo, análise e descrição do sistema fonético e fonológico da Língua Inglesa. Aspectos segmentais e suprassegmentais. Fonética acústica, articulatória e auditiva. Gêneros textuais orais de contextos reais e aplicações ao ensino. Variação linguística (sotaques). Pronúncia de falantes brasileiros. | ||||
Disciplina: Formação do professor de Literaturas | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 6ª |
Ementa: A leitura literária no mundo digital: hiperleitura, hipertexto e interatividade. Multiletramentos e ensino de literatura. Estratégias metodológicas para o ensino da literatura na educação básica. A literatura e os materiais didáticos. A presença de temas contemporâneos nos manuais didáticos e critérios de avaliação. | ||||
Disciplina: Linguística aplicada à Língua Inglesa II | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 6ª |
Ementa: Tendências contemporâneas no ensino, aprendizagem e formação do professor de língua inglesa: multiletramentos (crítico, digital e outros), análise e produção de material didático, avaliação, questões culturais e políticas linguísticas. | ||||
Disciplina: Literaturas Africanas de Língua Portuguesa | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 6ª |
Ementa: Estudo da produção africana em língua portuguesa, nos gêneros narrativo e poético. Literatura e sociedade. Literatura e nacionalidade. Teorias pós-coloniais. Literatura e marcadores sociais da diferença. Temas: identidade nacional, gênero, sexualidade, conflitos raciais e étnicos, direitos humanos. | ||||
Disciplina: Literatura Brasileira IV | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 6ª |
Ementa: Estudo sincrônico das manifestações da Literatura Brasileira na prosa, considerando a representação do espaço geográfico e social brasileiros, a representação das etnias –índios, brancos e negros na cultura brasileira-, bem como as relações entre história e nacionalidade. Leitura, análise e interpretação de textos literários. Temas: relações étnico-raciais, direitos humanos e diversidade de gênero, sexual, religiosa e de fixa geracional. | ||||
Disciplina: Literaturas de Língua Inglesa IV | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 6ª |
Ementa: Produção de literaturas de língua inglesa no texto dramático, do século XIV à contemporaneidade. Compreensão do contexto histórico, de produção, recepção e crítica de textos dramáticos canônicos, pós-coloniais, e de minorias. Formação do professor de literaturas em língua inglesa. | ||||
Disciplina: Práticas de linguagem em Inglês III | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: ---- | Prática: 30h | TICS/EAD: até 20% | Série 6ª |
Ementa: Práticas de linguagem em inglês e relações intermediais, a nível Intermediário, emu contextos socioculturais diversos. Gêneros textuais/ discursivos, englobando multiletramentos e heterogeneidade linguística. | ||||
Disciplina: Sociolinguística e ensino de Língua Portuguesa | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 6ª |
Ementa: Histórico, precursores, objetos e pressupostos da Sociolinguística. Relações entre língua, sociedade e cultura. Variação linguística e ensino. Mudança linguística e ensino. Norma padrão, norma culta, norma popular, rurbana e ensino da Língua Portuguesa. Preconceito Linguístico. Diversidade de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e suas interfaces com a linguagem e o ensino da Língua Portuguesa. | ||||
Disciplina: Estágio Supervisionado em Língua Inglesa e Literaturas II | ||||
Carga horária: 50h | Teórica: ---- | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 6ª |
Ementa: Desenvolvimento de competências para o trabalho docente do professor de Língua Inglesa e respectivas Literaturas para a Educação Básica. Conhecimento de práticas docentes. Conhecimento sobre planejamento curricular e planos de ensino. Atividades práticas que envolvam docência. | ||||
Disciplina: Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literaturas II | ||||
Carga horária: 50h | Teórica: ---- | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 6ª |
Ementa: Desenvolvimento de competências para o trabalho docente do professor de Língua Portuguesa e respectivas Literaturas para a Educação Básica. Conhecimento de práticas docentes. Conhecimento sobre planejamento curricular e planos de ensino. Atividades práticas que envolvam docência. | ||||
Disciplina: Ensino da Prática Discursiva da Oralidade | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 7ª |
Ementa: Fala e Oralidade nas práticas sociais. Continuum fala-escrita. Oralidade e gêneros da tradição oral no ensino de língua portuguesa. Vivências de ensino da oralidade na sala de aula. Oralidade e os gêneros orais em livros didáticos. Ensino da oralidade e de gêneros orais em documentos oficiais de educação. | ||||
Disciplina: Estudos linguísticos em Inglês V | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 7ª |
Ementa: Aspectos linguísticos em inglês, em nível pós-intermediário, com foco em questões lexicais, fonético-fonológicas, morfossintáticas, semânticas, estilísticas, pragmáticas e sociolinguísticas. Desenvolvimento do pensamento crítico por meio do estudo de aspectos culturais globais. | ||||
Disciplina: Gêneros Discursivos/Textuais | ||||
Carga horária: 60h | Teórica: 30h | Prática: 30h | TICS/EAD: até 20% | Série 7ª |
Ementa: A linguagem na perspectiva dialógica; definição de interação verbal; definição de gêneros discursivos e de gêneros textuais. A engenharia didática e o ensino de gêneros textuais na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. | ||||
Disciplina: Literatura Brasileira V | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 7ª |
Ementa: Estudo sincrônico das manifestações da Literatura Brasileira na prosa, com ênfase na autorrepresentação e na expressão da subjetividade. Literatura e identidade. Territorialidades e fronteiras simbólicas. Leitura, análise e interpretação de textos literários. Temas: relações étnico-raciais, direitos humanos, diversidade de gênero, sexual, religiosa e de fixa geracional. | ||||
Disciplina: Literaturas de Língua Inglesa V | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 7ª |
Ementa: Produção de literaturas de língua inglesa na poesia, do século VII à contemporaneidade. Compreensão do contexto histórico, de produção, recepção e crítica de textos poéticos canônicos, pós-coloniais, e de minorias. Formação do professor de literaturas em língua inglesa. | ||||
Disciplina: Literatura Portuguesa I | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 7ª |
Ementa: Estudo sincrônico da Literatura Portuguesa nos seus diferentes gêneros (poético, narrativo e dramático). Leitura analítica e crítica de textos literários. Estudo das escolas literárias por meio de temáticas. Temas: nacionalidade, discurso amoroso, relações sociais (direitos humanos, relações étnicas, raciais e de gênero). | ||||
Disciplina: Metodologia de Pesquisa | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 30h | TICS/EAD: até 20% | Série 7ª |
Ementa: Paradigmas de pesquisas científicas. Pesquisa Qualitativa em Estudos da Linguagem. Posturas epistemológicas e pesquisa em formação de professores de línguas. Planejamento de pesquisa qualitativa. Ética na pesquisa. Métodos de pesquisa qualitativa. Coleta e geração de dados. Análise de dados. Linguagem científica e estilo de relato. | ||||
Disciplina: Sociolinguística em ensino de Língua Portuguesa | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 7ª |
Ementa: Práticas de linguagem em inglês e relações intermediais, a nível pós-intermediário, em contextos socioculturais diversos. Gêneros textuais/ discursivos, englobando multiletramentos e heterogeneidade linguística. | ||||
Disciplina: Estágio Supervisionado de Língua Inglesa e Literaturas III | ||||
Carga horária: 50h | Teórica: ---- | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 7ª |
Ementa: Desenvolvimento de competências para o trabalho docente do professor de Língua Inglesa e respectivas Literaturas para a Educação Básica. Leituras teóricas e aplicadas. Análise de material didático. Conhecimento do contexto de ensino. | ||||
Disciplina: Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literaturas III | ||||
Carga horária: 50h | Teórica: ---- | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 7ª |
Ementa: Desenvolvimento de competências para o trabalho docente do professor de Língua Portuguesa e respectivas Literaturas para a Educação Básica. Leituras teóricas e aplicadas. Análise de material didático. Conhecimento do contexto de ensino. | ||||
Disciplina: Ensino da prática discursiva da análise linguística | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 7ª |
Ementa: Reflexão crítica acerca do eixo da análise linguística no âmbito do ensino de língua portuguesa. Princípios teórico-metodológicos da prática de análise linguística. Questões de análise linguísticas relevantes para o ensino. Didatizações no eixo da análise linguística (materiais didáticos, projetos, aulas etc.). | ||||
Disciplina: Ensino da prática discursiva da análise linguística | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 8ª |
Ementa: Reflexão crítica acerca do eixo da análise linguística no âmbito do ensino de língua portuguesa. Princípios teórico-metodológicos da prática de análise linguística. Questões de análise linguísticas relevantes para o ensino. Didatizações no eixo da análise linguística (materiais didáticos, projetos, aulas etc.). | ||||
Disciplina: Estudos linguísticos em Inglês VI | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 8ª |
Ementa: Aspectos linguísticos em inglês, em nível pós-intermediário, com foco em questões lexicais, fonético-fonológicas, morfossintáticas, semânticas, estilísticas, pragmáticas e sociolinguísticas. Desenvolvimento do pensamento crítico por meio do estudo de aspectos culturais globais. | ||||
Disciplina: Gramática avançada da Língua Inglesa | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 8ª |
Ementa: Estudo da estrutura e funcionamento da língua inglesa, com foco em aspectos morfossintáticos em nível avançado. Gramática no texto. Procedimentos de análise linguística. | ||||
Disciplina: Laboratório de Materiais Didáticos | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 8ª |
Ementa: Bases teóricas e metodológicas para a análise e produção de material didático para ensino e aprendizagem da língua portuguesa e da literatura. Materiais impressos e digitais. | ||||
Disciplina: Letramentos: Teoria e Prática | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 8ª |
Ementa: Introdução aos estudos dos letramentos como processo histórico-ideológico de apropriação da cultura da escrita. Sensibilização para mitos e preconceitos que cercam os conceitos de alfabetização, alfabetismos, letramentos e que sustentam certos enfoques que orientam a escolarização. Revisão do conceito de letramentos a partir das práticas multiletradas contemporâneas. | ||||
Disciplina: Literatura Brasileira VI | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 8ª |
Ementa: O texto teatral. Primórdios do teatro no Brasil. Dramaturgia brasileira. Leitura, análise e interpretação de textos teatrais nacionais. Temas: relações étnico-raciais e direitos humanos. | ||||
Disciplina: Literaturas de Língua Inglesa V | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 8ª |
Ementa: Produção de literaturas de língua inglesa na prosa de maior extensão (romances e novelas), do século XVIII à contemporaneidade. Compreensão do contexto histórico, de produção, recepção e crítica de textos literários narrativos canônicos, pós-coloniais, e de minorias. Formação do professor de literaturas em língua inglesa. | ||||
Disciplina: Literatura Portuguesa II | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 8ª |
Ementa: Estudo sincrônico da Literatura Portuguesa nos seus diferentes gêneros (poético, narrativo e dramático). Leitura analítica e crítica de textos literários. Estudo das escolas literárias por meio de temáticas. Temas: alteridade, violência, globalização, relações sociais (étnicas, raciais, de gênero e sexualidade). | ||||
Disciplina: Estágio Supervisionado de Língua Inglesa e Literaturas IV | ||||
Carga horária: 50h | Teórica: ---- | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 8ª |
Ementa: Desenvolvimento de competências para o trabalho docente do professor de Língua Inglesa e respectivas Literaturas para a Educação Básica. Conhecimento de práticas docentes. Conhecimento sobre planejamento curricular e planos de ensino. Atividades práticas que envolvam docência. | ||||
Disciplina: Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literaturas IV | ||||
Carga horária: 50h | Teórica: ---- | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 8ª |
Ementa: Desenvolvimento de competências para o trabalho docente do professor de Língua Portuguesa e respectivas Literaturas para a Educação Básica. Conhecimento de práticas docentes. Conhecimento sobre planejamento curricular e planos de ensino. Atividades práticas que envolvam docência. |
Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP - Lei nº 15.300 – D.O.E. nº 7.320, de 28 de setembro de 2006. CNPJ 08.885.100/0001 Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA) – Campus de Cornélio Procópio.
EDITAL 04/2024 CALENDÁRIO DO CLCA
A Diretora do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), do campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), no exercício regular de seu cargo e prerrogativas legais de suas funções, TORNA PÚBLICO:
Art. 1º O calendário de reuniões ordinárias e demais atividades vinculadas ao Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), do campus de Cornélio Procópio, para o ano civil e letivo de 2024, conforme descrito a seguir:
2024 | |
JANEIRO Férias Coletivas | FEVEREIRO 05: Entrega de atestado de aptidão do TCC/2023) 05: Entrega da 1ª. versão do TCC/2023 15: Entrega dos pareceres do trabalho escrito 16: Reunião do Conselho de Centro 16 a 22: Reformulação do TCC/2023 26: Entrega da versão final do TCC/2023 26: Entrega do atestado de aptidão do TCC 2/2023 26: Entrega da ficha de atividades desenvolvidas no 2o semestre/2023 27: Roda de conversa sobre Educação Literária com Rildo Cosson (Promoção ProfLetras/GP CRELIT) |
MARÇO 1º: Entrega dos pareceres do trabalho escrito 2 04: IV Simpósio TCC Letras/UENP 05: Entrega de notas referentes à apresentação oral 05: Entrega versão final do TCC 06: Término das aulas 2º Semestre Letivo – Calendário Acadêmico 2023 07 a 13: Exames 14 a 06/04: Recesso Discente 18: Reunião extraordinária do Conselho de Centro 18 a 28: Planejamento Pedagógico 27: Reunião ProfLetras | ABRIL 1 a 5: Planejamento Pedagógico 08: Início das aulas 1º semestre letivo 08-11: Recepção aos Estudantes 17 a 19: Manifesta Abril Indígena (Reitoria) 22-26: Seleção de orientadores/orientandos TCC (7º período) 23: Aula magna ProfLetras 25: Colação de grau: Licenciaturas 15: Reunião ordinária da Comissão Executiva 24: Reunião ordinária do Conselho de Centro |
MAIO 21 a 25: Manifesta Maio (reitoria) 22: “Roda de conversa sobre Literatura Brasileira Contemporânea I” – Promoção GP CRELIT 22: Reunião ProfLetras 28: Reunião ordinária da Comissão Executiva 29: I Luau Cultural de Letras (atividade discente) | JUNHO 10: “Estudos linguísticos em Inglês” – Promoção GP ELLI 19: Reunião ordinária da Comissão Executiva 23: Reunião de Estágio Supervisionado Obrigatório 27: Reunião ordinária do Conselho de Centro |
| 28: Entrega da ficha de intenção de Pesquisa - TCC |
JULHO 04: Festa Julina UENP 25: Reunião ordinária da Comissão Executiva 29: Reunião ProfLetras 31: Seminário Internacional (Palestra): “A literatura infantil e juvenil: um país a descobrir I” – Promoção GP: Literatura juvenil: crítica e história | AGOSTO 02: Entrega da ficha de frequência das atividades desenvolvidas no 1º. Semestre - TCC 02: Entrega da ficha de avaliação das atividades do 1º. Semestre – TCC 03: Término das aulas 1º Semestre Letivo – Calendário Acadêmico 2023 5 a 10: Exames 12 a 24: Recesso discente 12 a 24: Planejamento pedagógico (2º. Semestre) 22: Reunião ordinária da Comissão Executiva 26: Início das aulas 2º. Semestre Letivo 26 a 17: VI SIDIALE – Promoção GP DIALE 26 a 31: En(Cena) (reitoria) 28: Reunião ordinária do Conselho de Centro |
SETEMBRO Feira das Profissões (a definir) 02 a 06: 22-26: Seleção de orientadores/orientandos TCC (6º período) 04 a 06: Semana literária – SESC 10: Reunião de Estágio Supervisionado Obrigatório 18: Reunião ProfLetras 23: Reunião ordinária da Comissão Executiv 26: “Roda de conversa sobre Literatura Brasileira Contemporânea II” – Promoção GP CRELIT | OUTUBRO 22: Reunião ordinária da Comissão Executiva 29: Reunião ordinária do Conselho de Centro 31: Halloween 31: Entrega da ficha de indicação dos pareceristas (trabalho escrito e avaliação oral) – TCC |
NOVEMBRO 11: “Estudos literários em Inglês” – Promoção GP ELLI 15 a 17: INTERUENP 20 a 22: Manifesta Novembro (Reitoria) 27: Reunião ordinária da Comissão Executiva 27: Seminário Internacional (Palestra): “A literatura infantil e juvenil: um país a descobrir II” – Promoção GP: Literatura juvenil: crítica e história 29: Entrega da 1º versão do TCC | DEZEMBRO 04: Reunião ProfLetras 2 a 6: X Evento de Integração da UENP 9: Reunião ordinária da Comissão Executiva 12: Reunião ordinária do Conselho de Centro 16: V Simpósio TCC Letras/UENP 17: I Confraternização de Letras (atividade discente) 21: Início recesso |
2025 | |
JANEIRO/ 2025 Férias coletivas docentes. | FEVEREIRO/ 2025 03: Entrega da versão reformulada do TCC 03: Entrega da ficha de frequência das atividades desenvolvidas no 2º. Semestre - TCC 05: Entrega do parecer do trabalho escrito pelos pareceristas - TCC 10: Entrega da versão final (todos os alunos) - TCC 15: Término das aulas 2º Semestre Letivo – Calendário Acadêmico 2023 17 a 22: Exame |
Art. 2º Este calendário foi aprovado pelo Conselho do CLCA.
Cornélio Procópio, 20 de março de 2024.
Profa. Dra. Ana Paula Franco Nobile Brandileone
Diretora doCLCA/CCP Portaria 307-2023
APRESENTAÇÃO
O curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês é voltado ao conhecimento da Língua Portuguesa e Inglesa e de suas Literaturas, destinando, em sua grade curricular, uma carga horária expressiva às disciplinas de formação docente, a fim de proporcionar ao aluno uma sólida formação profissional. O objetivo do Curso é formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, sobretudo, a verbal, nos contextos oral, escrito e multimodal.
Com uma presença histórica expressiva no surgimento das instituições de ensino superior brasileiras, Letras corresponde a uma das áreas quantitativa e qualitativamente mais requeridas pela Educação Básica, campo onde grande parte dos formados atua como professores de Língua Portuguesa e de Línguas Estrangeiras.
HISTÓRICO DO CURSO
O Curso de Letras Anglo-Portuguesas foi instalado em 1966, com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio, e reconhecido pelo governo federal através do Decreto número 70.745, de 21/06/72. Posteriormente, foram criados os cursos de Letras Franco-Portuguesas (1971 a 1976) e Letras Vernáculas (1974 a 1976), nos quais licenciaram 187 professores. O CEE aprovou, pelo Parecer 465/01, de 9/11/2001, a matriz que vigorou até 2005.
O currículo posterior foi implantado em 2007, em regime seriado anual, com carga horária de 3.296 horas-aula. Em 2019, uma nova adequação curricular do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi aprovada pela RESOLUÇÃO Nº 018/2019 – CEPE/UENP e implementada em 2020.
O novo PPC, implantado a partir de 2023, ancora-se na Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BRASIL, 2019), com carga horária mínima de 3.200 horas.
PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO
O egresso do Curso deve ter domínio do uso da língua portuguesa e da língua inglesa, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais; deve ser capaz de refletir teoricamente sobre as linguagens em contextos sociais diversos de uso; ser capaz de agenciar os múltiplos letramentos em contexto de ensino e aprendizagem da língua portuguesa e inglesa, no âmbito da leitura, produção de textos e análise e reflexão sobre a língua/linguagens; saber fazer uso de novas tecnologias voltadas para o ensino; compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente; ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários; desenvolver capacidades para atuar profissionalmente no ensino, em processos educativos de instituições de educação básica. Além disso, espera-se que o aluno formado no Curso também adquira conhecimentos que o levem a praticar uma educação cidadã, ética e livre de preconceitos.
CAMPOS DE ATUAÇÃO
O graduado em Letras Português-Inglês, modalidade Licenciatura, tem o Ensino na Educação Básica como seu principal campo profissional. Porém, pela própria amplitude de um curso cujo objeto central é a linguagem, o graduado pode atuar também em áreas relacionadas à jornalismo, artes, mercado editorial, prestação de serviços (tradução, revisão, cursos independentes), entre outras possibilidades de trabalho.
PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR
Proposta pedagógica a ser implantada a partir de 2023
Curso: Graduação em Letras - Habilitação: Português/Inglês - Licenciatura
Carga Horária: 3200 horas
Turno: Noturno
Regime: Seriado Semestral
Vagas: 40
Período de integralização: Mínimo de 04 anos e Máximo de 06 anos
Modalidade: Presencial
A proposta pedagógica atual foi implantada em 2020, sendo suas principais características:
Curso: Graduação em Letras – Habilitação: Português/Inglês - Licenciatura
Carga Horária: 3.240 horas
Turno: Noturno
Regime: Seriado Semestral
Vagas: 40
Período de integralização: Mínimo de 04 (quatro) anos e Máximo de 06 (Seis) anos.
Modalidade: Presencial
CONTATOS:
Coordenador do Colegiado do Curso de Graduação em Letras Português Inglês: Profa. Dra.
Marilúcia dos Santos Domingos -
Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Eliana Merlin Barros Deganutti -
Coordenador de Estágio Supervisionado Obrigatório: Célia Regina Capellini Petreche –
Coordenador de Trabalho de Conclusão de Curso: Raquel Gamero -
Coordenador de Atividade Curricular de Extensão (AEX): Thiago Alves Valente -
Representante Discente: Paulo Henrique Peres da Silva -
Fone: (43) 3520-1756