Exposição de Ovinos na UENP recebe produtores do Paraná e São Paulo

Quarta, 29 Novembro 2017 16:48 por Assessoria de Comunicação Social

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel, recebeu, na última semana, a I Exposição Interestadual de Ovinos de Bandeirantes (EXPOIBAN), realizada pelo Sindicato Rural Patronal. A EXPOIBAN é uma feira técnica de ovinos que além de ser um ponto de comercialização de animais, incentiva e orienta os ovinocultores.

O evento, realizado nos dias 22, 23 e 24, recebeu produtores rurais do estado do Paraná e de São Paulo, empresas do ramo agrícola e acadêmicos. A Exposição contou também com palestras sobre cadeia produtiva, biotecnologias reprodutivas aplicadas e o panorama da ovinocultura do Paraná, além da apresentação de cães pastoreio.

“Este é o primeiro evento de ovinos no Paraná. Estamos trazendo esta feira para Bandeirantes para começar a fazer com que o produtor rural tenha mais visibilidades sobre a produção de ovinos”, destacou coordenador do evento, Renato Rosa Domingues, presidente do Sindicato Rural de Bandeirantes, Itambaracá e Santa Amélia.

Sobre a escolha da UENP, Renato ressaltou que o Campus comporta grandes eventos, e ainda conta com o apoio do curso de Veterinária e também do programa de extensão de ovinocultura.

O diretor do Campus Luiz Meneghel, Ederson Marcos Sgarbi, acentua que eventos como este aproximam a universidade da comunidade. “A Universidade tem de estar junto da comunidade. E essa parceria com o Sindicato Rural, através do Renato e do nosso coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor Petrônio Pinheiro Porto, ajuda também apresentar os trabalhos realizados aqui, seja de pesquisa ou extensão, para contribuir com o produtor rural de Bandeirantes e região”, ressalta.

O diretor do Centro de Ciências Agrárias, Marcos Augusto Alves da Silva, salienta a importância do evento para o estudante. “Essa é uma oportunidade para os alunos trocarem experiência, tendo contato com produtores de diferentes raças da ovinocultura, pois muitas vezes ficam em uma teoria e acabam não conhecendo as dificuldades da prática”, observa.

Segundo o pró-reitor de Planejamento e Avaliação Institucional (PROPAV) da UENP, professor Bruno Galindo, é parte da missão da universidade ações de extensão. “Nosso maior compromisso é com o ensino, porém atuamos na área de pesquisa e extensão. Nesse caso, é atuando junto à comunidade, seja recebendo eventos externos, seja realizando ações fora da universidade”, comentou.

O diretor da Campus de Bandeirantes ainda adiantou que o próximo evento será na safra 2018 em parceria com Secretaria Municipal da Agricultura de Bandeirantes para sediar um Dia de Campo para os agricultores da região.

Texto e Fotos: Daniani Souza – Assessoria do NEAT

Última modificação: Quarta, 29 Novembro 2017 16:49