Professora da UENP participa de publicação sobre gestão do SUS em pequenos municípios

Segunda, 30 Julho 2018 14:29 por Assessoria de Comunicação Social

A docente do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), doutora Elisangela Pinafo, participou da publicação do livro “Gestão da Saúde em Pequenos Municípios: o caso do Norte do Paraná”, Editora UEL, lançado no 1º Seminário Macrorregional de Gestão em Saúde da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no mês de maio.

Integrante do GESTSUS, grupo de pesquisa da UEL que estuda a gestão do SUS em municípios de pequeno porte, a professora Elisangela fez parte da autoria de quatro capítulos da publicação. Foram 82 cidades de até 20 mil habitantes analisadas para a obra e os resultados da pesquisa estão sendo apresentados aos gestores da saúde.

“Visitamos todos os municípios para conhecer a realidade, e analisamos a estrutura física, a gestão de pessoal, a parte financeira, entre outros fatores. Agora estamos dialogando diretamente com os gestores da saúde destes municípios e divulgando os resultados de nossas pesquisas em eventos”, relata a docente.

Elisangela Pinafo fez doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UEL, e pode acompanhar mais de perto as especificidades dos desafios enfrentados pelos municípios pequenos da região na gestão da saúde pública.

“É uma realidade de escassez, em que os municípios contam apenas com atenção básica em saúde, orçamento restrito, pouco pessoal capacitado e necessidade de encaminhar pacientes a municípios maiores para a resolução dos casos”, descreve Pinafo.

As cidades estudadas fazem parte das Regionais de Saúde de Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Apucarana e Ivaiporã. O estudo iniciou em 2013 e entrevistou aproximadamente 800 profissionais envolvidos com a gestão em saúde.

Esta pesquisa foi contemplada à chamada de projetos 04/2012 do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde: Gestão Compartilhada em Saúde/PPSUS, com o projeto: “A gestão do trabalho no SUS em MPP do Paraná a partir do olhar da equipe gestora” e contou com financiamento da Fundação Araucária.

“Esta parceria da UEL com a UENP proporcionou vários frutos e muito aprendizado para mim e para os alunos do curso de enfermagem”, afirma a docente, que leciona disciplinas de saúde coletiva e epidemiologia.

Última modificação: Segunda, 30 Julho 2018 14:31

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• RESOLVE homologar a Banca Examinadora do Exame de Qualificação do mestrando Rafael Brugnera Belani, conforme sugestão apresentada, com a devida anuência do Prof. Dr. Leopoldo Sussumu Matsumoto

• Estabelece normas, condições e procedimentos para a seleção de docentes, para desenvolvimento de estágio pós-doutoral no PPAGRO/CCA/CLM/UENP.

• TORNA PÚBLICA a concessão de bolsas do Programa de Redução de Assimetrias na Pós-Graduação (PRAPG), no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPAGRO) da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel - Bandeirantes.

• RESOLVE homologar a Banca Examinadora da Defesa de Dissertação da mestranda Cassia Milena da Silva, conforme sugestão apresentada, com a devida anuência do orientador Prof. Dr. Marco Antonio Gandolfo.

• Nomeia Coordenadores de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Coordenadores de Atividades Curriculares de Extensão (AEX) da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Luiz Meneghel.