Nota de falecimento: Otávio Perin Filho

Quinta, 09 Fevereiro 2023 10:08 Publicado por Diretoria do Campus Luiz Meneghel
Nota de falecimento: Otávio Perin Filho Foto: CREA-PR

É com enorme pesar que a Reitoria e o Campus Luiz Meneghel da Universidade Estadual do Norte do Paraná comunicam o falecimento do Engenheiro Agrônomo Otávio Perin Filho, ocorrido nesta quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023.

Na semana de realização do maior evento do Paraná no segmento da Agronomia, o Estado perde um dos maiores representantes desta modalidade, Eng. Agr. Otávio Perin Filho, que participou intensamente de períodos importantes da história do Crea-PR, da Associação Maringaense de Engenheiros Agrônomos (AMEA) e da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR). “Mais do que um profissional exemplar, que foi meu vice assim que assumi o Crea-PR – e que é referência e respeitado em todos os lugares pelos quais passou – Perin era um grande amigo e fará muita falta nas ações que impactam a Agronomia em nosso Estado e no nosso convívio pessoal. Que o legado deixado por ele seja um farol guia na vida das gerações atuais e futuras de agrônomos”, diz o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha.

O Engenheiro Agrônomo Otávio Perin Filho nasceu em 20 de dezembro de 1953 e residia na cidade de Maringá. Formado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná em 1978, teve intensa atuação na sociedade civil maringaense, foi diretor de Agricultura da Sociedade Rural de Maringá (SRM) e presidente em três gestões da AMEA. “Perin foi muito batalhador e sempre presente. Com muitos amigos em todo o Estado, foi presença marcante na AMEA e no Crea. Estamos em pé hoje como Associação, graças a gestões como as dele, realizadas em épocas muito difíceis. Queremos somente agradecer. Estará sempre em nossas memórias e corações”, falou muito emocionado o presidente da AMEA. Eng. Agr. Paulo Milagres.

No Crea-PR foi conselheiro titular e suplente em várias gestões: 2002/2004, 2005/2007, 2008/2010, 2014/2016, 2017/2018, 2018/2019 (como vice-presidente) e a atual, 2023/2025. “Além de um exímio e exemplar profissional da Agronomia, Perin era um exemplo de ser humano, incansável em colaborar com diversas causas e reunir inúmeros amigos. Com certeza já faz falta em nosso meio. Que Deus o acolha e conforte nossos corações”, destaca o gerente da Regional Maringá do Crea-PR, Eng. Civ. Hélio Xavier Filho.

Em 2020, ganhou o Prêmio Destaque Profissional do Crea-PR na categoria Carreira Destaque. A indicação dos concorrentes ao prêmio é feita pelas Entidades de Classe e aprovada na estrutura de governança do Conselho. Para o coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-PR, Orley Jayr Lopes, “Perin teve uma passagem marcante nas instâncias que participou no Crea tanto na diretoria, quanto na Câmara. Sempre se posicionou positivamente e será lembrado pela sua participação construtiva nas categorias profissionais, principalmente na dos Engenheiros Agrônomos. Que Deus o receba”.

O Engenheiro também havia sido empossado para o conselho fiscal da FEAPR, para o mandato 2023-2024. “Pessoa extremante ativa, competente, de fino trato, querida e que tinha muito carinho por todos. Mesmo na situação delicada pela qual estava passando ultimamente, interagia muito conosco, dando opiniões tanto para o Crea, quanto para a Federação. Ele foi um guerreiro, nunca conheci alguém que lutou tanto e nunca se queixou. Tinha sabedoria e vontade de viver. Foi sempre referência para mim e nunca poupou esforços para me ajudar. Tive ele como um pai, que guia e aconselha nossos passos. Fará uma falta imensa”, diz o conselheiro Eng. Agr. Clodomir Ascari.

Na Plenária nº 974 de despedida dos Conselheiros da gestão 2018/2019, Perin disse em nome de todos os conselheiros presentes: “Agradeço pela oportunidade de estarmos aqui, escolhidos por nossas Entidades e Instituições de Ensino, para desenvolver este trabalho de forma voluntária. Trabalhamos pela valorização das nossas profissões, para que sejam exercidas de forma ética, e também aprendemos muito a cada dia, em cada atividade que realizamos e nos debates que temos. Em nome de todos os conselheiros agradeço ao Crea e a todos que colaboram com a proteção da sociedade, trabalhando para que as atividades das engenharias, agronomia e geociências sejam exercidas por profissionais habilitados”.

O Engenheiro Agrônomo deixa esposa, Jussara Olivo Rosa, e filhos, Giovanna Rosa Perin, Leonardo Olivo Rosa Knabben Perin.

Fonte: Informativo do CREA-PR

Última modificação: Sexta, 10 Fevereiro 2023 00:21