UENP realiza III Congresso Nacional de Enfermagem

Quinta, 18 Mai 2023 15:57 por Editor da Comunicação Social

O curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná realizou, no dia 17 de maio, abertura do III Congresso Nacional e 19ª Semana de Enfermagem da UENP. O evento, que acontece até esta sexta, 19, tem como objetivo promover debates sobre o cenário atual da profissão e perspectivas para atuação no mercado de trabalho, bem como estabelecer contatos profissionais e compartilhar resultados de projetos de Extensão e Pesquisa. O Congresso conta com a participação de 150 inscritos, entre alunos e profissionais da área.

O evento é o primeiro a ser realizado pelo curso de Enfermagem após a pandemia da Covid-19. O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, ressaltou a importância do trabalho dos enfermeiros nesse período. “A pandemia que enfrentamos nos últimos tempos evidenciou ainda mais a importância do trabalho dos enfermeiros e enfermeiras, atuando na linha de frente, arriscando suas próprias vidas. Sua dedicação, resiliência e empatia são exemplos inspiradores para todos nós”, destacou.

A coordenadora do congresso e da Semana de Enfermagem, Thaise Castanho da Silva, agradeceu a presença da comunidade interna e externa que esteve no evento e comemorou a mais recente conquista dos enfermeiros. “Muito mais do que um piso salarial, estamos conquistando um reconhecimento concreto da sociedade pelo nosso processo de trabalho. Com muita luta, o sonho se tornou realidade”, disse Thaise.

Durante o evento de abertura, a coordenadora do curso de Enfermagem da UENP, Marla Fabiula Barros Hatisuka, ressaltou a importância da oportunidade para os acadêmicos e profissionais da área. “Juntos, podemos compartilhar conhecimento, experiências e boas práticas, além de fortalecermos mutuamente e avançarmos em direção a uma assistência de saúde ainda mais eficaz. Que essa semana seja uma celebração da nossa profissão”, declarou.

Para a vice-coordenadora do evento, Simone Castanho, o Congresso proporciona aos alunos uma ampla aprendizagem na área da Enfermagem. “O Congresso desempenha um papel fundamental na formação dos futuros enfermeiros, complementando sua formação acadêmica e ajudando-os a se tornarem profissionais mais bem preparados e conectados com a comunidade de enfermagem”, acentuou Simone.

O evento de abertura contou com a palestra intitulada “Processo de Trabalho em Enfermagem: Aspectos Éticos”, ministrada pela enfermeira-mestra Simone Aparecida Peruzzo, do Hospital Central da Universidade Federal do Paraná e professora da Universidade Tuiuti do Paraná e UniBrasil.

Na ocasião, o professor-doutor Leopoldo Sussumu Matsumoto foi homenageado pela comissão organizadora do evento. A homenagem foi prestada em forma de reconhecimento por sua dedicação à profissão e à longevidade de sua carreira. A abertura do Congresso contou com apresentação cultural das alunas da oficina de balé promovida no Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da UENP, em Jacarezinho. Organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, a apresentação foi realizada com a participação da professora Dayane Cardoso.

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES